Das 15.782 crianças abrangidas, em 2023, pelas ações de educação ambiental do Grupo INDAQUA, 63,5% estiveram envolvidas em programas educativos implementados em sala de aula nos municípios de Barcelos, Marco de Canaveses, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde.
Foram cerca de 10 mil alunos a integrar três projetos. Entre eles, “Falar de Água com Amor” convidou o 3.º e 4.º ano a escreverem um poema dedicado à água, cruzando ambiente, escrita e leitura.
Já o “Uso Sustentável da Água” trouxe um conjunto de sessões de sensibilização dedicadas a alunos do 5.º ao 8.º ano, que culminou num concurso de vídeo. Por fim, a iniciativa “Água Segura” sensibilizou alunos do 4.º ano, propondo-lhes também um concurso de desenho sobre o ciclo natural e urbano da água.
A estas três iniciativas, somaram-se outras ações educativas implementadas fora do contexto escolar, como as que foram desenvolvidas em campos de férias. Juntou-se ainda a presença de várias empresas do Grupo INDAQUA em eventos locais, com oficinas lúdicas, complementadas com oferta de água aromatizada ou gelados feitos com água da torneira.
“Todas estas ações têm um triplo propósito. Desde logo – e mais importante – sensibilizamos para a proteção ambiental, reconhecendo nas novas gerações uma importante capacidade de mudança de comportamentos. Para além disso, sublinhamos os benefícios do consumo de água da rede pública e reforçamos a proximidade com as populações que diariamente servimos”, explica Luís Lourenço, Diretor de Comunicação do Grupo INDAQUA.
Em 2024, a entidade está a dar continuidade à sua aposta em educação ambiental, ambicionando aumentar o universo de crianças e jovens abrangidos por estas ações.