O abastecimento elétrico às populações afetadas pelos incêndios deverá ficar assegurado na totalidade até à próxima sexta-feira, estima a EDP Distribuição, adianta a Lusa.
A chuva e trovoada “condicionaram os trabalhos de recuperação da rede de Média Tensão na região Centro atingida pelos incêndios no último fim de semana”, mas a EDP Distribuição “estima que o abastecimento elétrico fique assegurado na totalidade até à próxima sexta-feira”, divulgou ontem a empresa. Num ponto de situação enviado à agência Lusa, a empresa revelou que durante o dia de ontem “foi já possível realizar o sobrevoo do helicóptero, o que facilitou o estabelecimento de prioridades, alocação e coordenação de recursos no terreno”.
Na segunda-feira a empresa contabilizava 600 técnicos no terreno, número agora reforçado com “mais 200 operacionais mobilizados de outras regiões do país”, totalizando 800 pessoas empenhadas na reparação dos equipamentos afetados. A previsão da empresa é de que a rede de Média Tensão “esteja completamente recuperada na próxima madrugada”, sendo que “nas situações mais crítica” estão instaladas duas Centrais Móveis e 23 Geradores de Emergência.
“Os trabalhos de recuperação da rede de Baixa Tensão e Postos de Transformação estão também já em curso, esperando-se uma melhoria significativa nas próximas horas”, referiu ainda a empresa, especificando que ao final do dia de ontem as zonas mais criticas se localizavam nos concelhos de Pampilhosa da Serra, Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital.