EDP lança posto de leitura em Cascais para condutores de veículos elétricos
Para celebrar o Dia Mundial do Livro, um posto de carregamento elétrico da EDP Comercial, localizado em Cascais, ganha uma nova função para além de fornecer energia sem emissões aos carros elétricos. Por três dias – 23, 24 e 25 de abril – os condutores que precisem de carregar os seus carros passam a ter também um posto de leitura para poderem aproveitar o tempo de carregamento a (re)carregar os seus níveis de leitura. Esta iniciativa da EDP ocorre não só para comemorar a efeméride do Dia Mundial do Livro (celebrado oficialmente hoje, 23 de abril), mas também para incentivar os portugueses a aumentarem os seus níveis de leitura.
O posto está equipado com cabine de leitura até ao feriado de 25 de abril, está localizado junto ao Parque Marechal Carmona, na Praceta Domingos d´Avillez, em Cascais, e oferece uma ampla seleção de livros aos condutores. Estão disponíveis para leitura diversos géneros e autores, que permitem que o condutor carregue os seus níveis de leitura enquanto carrega o seu carro.
Segundo o estudo mais recente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), publicado em agosto de 2023, menos de dois terços dos portugueses tinham comprado livros no ano anterior ao estudo, apesar de os números terem subido face ao estudo anterior referente aos hábitos de leitura de 2020, principalmente por conta dos jovens, que continuam a impulsionar o setor.
Promover a adoção da mobilidade elétrica e sem emissões de carbono é uma das prioridades da EDP Comercial, que já tem contratados mais de 2.400 pontos de carregamento público em território nacional. A empresa tem procurado promover os benefícios desta forma de mobilidade através de campanhas com António Félix da Costa, piloto de Fórmula-E e embaixador da EDP Comercial, mas também através de outras ações que possam demonstrar os benefícios das soluções de carregamento privado e público aos clientes e condutores. Esta iniciativa relembra a importância da leitura para inspirar o conhecimento e estimular o pensamento crítico, construindo uma sociedade mais informada e culturalmente enriquecida.