A nova rubrica da Ambiente Magazine dá a conhecer projetos que participaram no programa EDP Energia Solidária, organizado pela Fundação EDP. Com o objetivo de apoiar ideias inovadoras no âmbito energético e social, a iniciativa apresenta o #SomosEnergia.
No que consiste o projeto?
O projeto #SomosEnergia tem como objetivo despertar interesse e capacitar os participantes nas áreas da eficiência energética, energias renováveis e mobilidade ativa. Para além de impulsionar a consciência energética, queremos também fornecer oportunidades tangíveis de desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais. Assim o nosso projeto compreende diversas atividades, como sessões de esclarecimento e de capacitação, masterclasses, workshops práticos, oficinas de mobilidade ativa, entre outros.
A quem se destina?
O #SomosEnergia tem como público alvo os jovens e grupos mais vulneráveis da sociedade residentes em duas zonas de transição justa, localizadas no Alentejo Litoral e em Abrantes. Foi aqui que foram encerradas as duas centrais termoelétricas de Sines e Pego e estas zonas foram identificadas pela Comissão Europeia como prioritárias.
Qual a importância do projeto integrar o programa EDP Energia Solidária?
O programa EDP Energia Solidária foi essencial para a execução do projeto, tanto ao nível financeiro, como no estabelecimento de novas parcerias e apoio na divulgação. Foi um reconhecimento importante de todo o trabalho até agora feito pela SEYN, que trouxe ainda uma maior credibilidade junto de membros e parceiros.
Até ao momento, que financiamentos recebeu o #SomosEnergia?
O projeto recebeu financiamento da Fundação EDP, assim como de parceiros, como a Drive Impact uma cooperativa que promove projetos de impacto ambiental e social, e a Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora.
Que resultados deste projeto podem ser divulgados?
Entre 2023 e 2024 o projeto concretizou uma série de atividades, das quais destacamos os seguintes resultados:
- 252 participantes em Masterclasses sobre energias renováveis, comunidades de energia e eficiência energética
- 13 jovens participantes em workshop do-it-yourself de pequenos sistemas de energia solar
- 84 visitantes na plataforma aberta de recursos educativos da SEYN, com tutoriais, instruções e vídeos.
- 40 participantes nas oficinas de mobilidade ativa, incluindo reparação de bicicletas e passeios temáticos
Têm alguma ação prevista em abril/maio?
Entre abril e maio prevemos abrir inscrições para um workshop gratuito em Torres Vedras, sobre construção de sistemas do-it-yourself de produção de energia renovável. No âmbito do projeto #Somos Energia construímos um desidratador solar de alimentos e um sistema de som alimentado pelo Sol.
Quais os próximos planos para o projeto?
Pretendemos continuar a trabalhar para oferecer novas oportunidades para os jovens se conectarem em torno dos temas da sustentabilidade, sempre com o mote de “aprender fazendo”. Juntos, queremos continuar a construir uma rede forte e dinâmica, cooperando para impulsionar o conhecimento, criar oportunidades e inspirar à ação, para um futuro mais sustentável, capacitando a próxima geração de líderes no setor energético.
Que mensagem quer deixar o projeto à sociedade?
Os jovens são impulsionadores naturais da inovação e da mudança, trazendo consigo novas perspetivas e soluções criativas. Na SEYN, ao focarmo-nos nos jovens, não só reforçamos o compromisso com uma descarbonização justa e participada, mas também criamos novos percursos vocacionais e oportunidades concretas de emprego e desenvolvimento de competências no domínio da energia e sustentabilidade. Ao investirmos neste potencial jovem estamos a estabelecer as bases para um futuro mais verde e inclusivo. Apesar de sermos uma associação de jovens, a idade conta pouco, e temos vindo a despertar o interesse em participantes de todas as idades. Se quiseres saber mais sobre o nosso trabalho, visita seynetwork.org.