EDP e Staples desenvolvem redes de Bairros Solares e mobilidade elétrica pelo país
A EDP Comercial foi escolhida pela Staples para fornecer uma solução integrada para a descarbonização do consumo elétrico da empresa, combinando fornecimento de energia, produção local de energia solar para consumo próprio e partilha com vizinhos e mobilidade elétrica conectada à rede pública MOBI.E.
A parceria entre a EDP e a Staples inclui a instalação de comunidades de energia em mais de 20 lojas por todo o país. Os Bairros Solares EDP terão uma capacidade combinada de cerca de 2,5 MWp e uma produção anual estimada de aproximadamente 3,5 GWh.
Esta energia limpa vai permitir evitar a emissão de cerca de 1.800 toneladas de CO2 por ano, que seria emitido para produzir a mesma eletricidade a partir de fontes poluentes. A instalação destas centrais solares vai permitir à Staples uma independência da rede elétrica de aproximadamente 50% e, com a criação destas comunidades de energia, é possível partilhar os benefícios com cerca de dois mil vizinhos.
Podem aderir famílias ou empresas que se encontrem num raio de dois quilómetros das lojas Staples aderentes, ao inscreverem-se de forma rápida e gratuita no site da EDP Comercial.
Para além de promover o uso de eletricidade renovável nas comunidades em que está inserida, esta parceria permite à Staples alcançar poupanças de mais de 60% no custo mensal com eletricidade e reduzir significativamente a sua pegada ambiental. Já os vizinhos que fizerem parte deste projeto terão uma poupança de até 35% em parte da eletricidade que consomem, para além de contribuírem para a transição energética do seu bairro.
Estes 20 Bairros Solares desenvolvidos em parceria com a Staples, juntam-se às cerca de 4.440 comunidades de energia já contratadas com clientes, com um potencial de adicionarem mais de 150 MWp de capacidade solar a Portugal e de partilharem benefícios com até 110 mil vizinhos.
A EDP vai instalar 60 pontos de carregamento de veículos elétricos em quase 90% das lojas Staples de Norte a Sul do país. Os pontos de carregamento estarão ligados à rede pública MOBI.E e podem ser utilizados por qualquer condutor de veículos elétricos, independentemente do seu Comercializador de Energia de Mobilidade Elétrica (CEME). Com estes carregadores, a EDP reforça o número de pontos disponíveis nas cidades portuguesas, expandindo a rede de carregamento público em locais estrategicamente convenientes e dispersos pelo território.
Este investimento faz parte de uma aposta contínua na mobilidade elétrica em Portugal, e pretende tornar o carregamento de veículos elétricos cada vez mais cómodo e programável. Com mais de 3.400 pontos de carregamento contratados na rede pública em Portugal, a EDP tem opções disponíveis em todos os distritos e em mais de metade dos concelhos do país. Desde que começou a investir no desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal, já foram realizadas mais de dois milhões de carregamentos nos pontos da EDP ligados à rede pública, que permitiram percorrer mais de 250 milhões de quilómetros apenas com recurso à eletricidade e evitaram mais de 28 mil toneladas de CO2 que seriam emitidas pelos veículos de combustão.
Além de soluções de mobilidade elétrica e da implementação das comunidades de energia, a EDP vai ainda fornecer energia elétrica a todas as localizações Staples em Portugal durante sete anos. Ao escolher um contrato de fornecimento de energia a longo prazo, a Staples deverá reduzir em cerca de 30% os seus custos com eletricidade, garantindo simultaneamente estabilidade e previsibilidade deste custo.