EDP aposta no acesso à energia com investimento em Moçambique na SolarWorks!
A EDP acaba de entrar no capital da SolarWorks!, empresa com operação em Moçambique dedicada à comercialização de soluções descentralizadas de energia solar, junto de clientes domésticos e empresariais sem ligação às redes elétricas nacionais (off-grid). A aquisição desta participação minoritária, no valor de dois milhões de euros, representa um importante passo na estratégia do grupo na área do acesso universal a energia sustentável (A2E).
O investimento resultou de uma ronda de financiamento liderada pela EDP Renováveis, subsidiária do grupo EDP, em conjunto com a sociedade de capital de risco (venture building) Persistent Energy Capital LLC, na sequência de um aumento de capital da SolarWorks!. O investimento permitirá estimular a expansão internacional da SolarWorks! na África Austral, onde tem operado um negócio de pay-as-you-go (PAYGO) desde 2016. Esta empresa, que conta atualmente com cerca de 180 trabalhadores, tem operações em Moçambique e está neste momento a preparar a entrada no mercado do Malawi.
“A EDP tornou-se, na última década, líder mundial nas energias renováveis e tem estado ativamente empenhada em desenvolver soluções nesta área para economias emergentes, onde uma parte significativa das populações rurais continua sem acesso a eletricidade. Desde 2009, o Grupo investiu cerca de cinco milhões de euros em projetos A2E, impactando diretamente mais de 20.000 pessoas. Este compromisso representa igualmente uma oportunidade para a estratégia de internacionalização do grupo. A Solarworks! é uma empresa muito promissora, com um modelo de negócio diferenciado, uma equipa de gestão experiente e uma sólida estrutura acionista”, afirma António Mexia, presidente da EDP.
Arnoud de Vroomen, presidente e co-fundador da SolarWorks! refere que “o potencial do mercado energético fora da rede em África é enorme”. “Até agora, a Persistent provou ser o parceiro ideal para uma empresa em estado inicial neste setor. A EDP Renováveis é um dos maiores empreendedores do mundo na energia renovável e consideramos-nos afortunados por recebê-los como parceiros para alcançarmos a nossa próxima fase de crescimento”, acrescenta.
A SolarWorks! e a Persistent começaram a sua parceria em 2015 e trabalham em conjunto desde então. “Estamos muito orgulhosos da SolarWorks! e do seu desenvolvimento na mais dinâmica empresa PAYGO da África Austral. Estamos muito satisfeitos pela EDP Renováveis investir e dispor os seus conhecimentos para que a SolarWorks! continue na sua trajetória de crescimento bem-sucedida”, afirma Rodrigo Weiss, sócio na Persistent.
Este investimento da EDP marca o arranque da nova estratégia definida para a área de A2E, na qual se comprometeu a aplicar 12 milhões de euros nos próximos três anos com o objetivo de impactar 200 mil pessoas, essencialmente em países em desenvolvimento. Além da promoção de energia sustentável para todos, esta estratégia permitirá à EDP tornar-se um operador A2E com relevância em mercados emergentes.
Em simultâneo, a EDP comprometeu-se a investir ainda um milhão de euros em atividades de responsabilidade social, procurando reforçar o compromisso do grupo para com a sustentabilidade, nomeadamente através da criação de um fundo filantrópico que terá como missão atenuar a exclusão elétrica em que ainda vivem mais de mil milhões de pessoas.