Edição dos Trilhos dos Abutres 2022 arranca com evento de plogging a 10 de outubro
As crianças e jovens vão invadir os trilhos de Miranda do Corvo no próximo dia 10 de outubro para uma ação de plogging, atividade que concilia a corrida e a limpeza dos caminhos percorridos. O evento assinala o lançamento da 11ª edição dos Trilhos dos Abutres, uma das mais emblemáticas provas de Trail Running em Portugal, que se realiza de 28 a 30 de janeiro de 2022.
Numa edição que reforça a aposta da organização na sustentabilidade, os Trilhos dos Abutres e a Abutres Trail Running School promovem esta iniciativa em conjunto com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, permitindo juntar alunos das várias escolas do concelho e as suas famílias. No entanto, a iniciativa é aberta a todos, estando a concentração marcada para dia 10 de outubro, pelas 9h00, no Mercado Municipal de Miranda do Corvo.
“A sustentabilidade e o ambiente são uma forte preocupação da organização dos Trilhos dos Abutres. Por isso promovemos esta ação, que se destina principalmente a crianças acompanhas por adultos, mas em que convida todos os interessados a arregaçarem as mangas para uma recolha de lixo sem precedentes pelos espaços naturais de Miranda do Corvo”, afirma Tiago Araújo, presidente da Associação Abutrica.
De acordo com a associação, o plogging é uma nova atividade física que procura também deixar o planeta em boa forma: “enquanto se corre ou se faz uma caminhada, são também feitas pequenas paragens para recolha do lixo do chão das cidades, do campo ou das praias”, lê-se numa nota.
Nesta iniciativa, sem limite de participantes, é possível participar sem correr, focando-se apenas na recolha do lixo encontrado pelos trilhos.
Esta iniciativa de plogging será sucedida por um atelier de trabalhos manuais, orientado pela dupla de artistas “Mar de Experiências”. As crianças e jovens vão realizar trabalhos manuais com algum do lixo recolhido, procurando sensibilizar os mais novos para as questões ambientais e a problemática da poluição, com foco na reutilização artística que pode ser feita dos materiais recolhidos.
Este atelier destinado apenas para crianças realiza-se na tarde do dia 10, estando limitado a um número máximo de participantes, que confirmarem a sua inscrição através do e-mail: artschool.miranda@gmail.com.
Os trabalhos realizados neste atelier vão ficar expostos na Expotrail, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, no decorrer do evento “Trilhos dos Abutres 2022”.
“Para a 11ª edição, queremos levar a consciencialização ambiental ainda mais longe. A par de várias iniciativas que iremos implementar com vista a tornar o evento ainda mais sustentável, pretendemos acima de tudo, educar as novas gerações, pois o futuro a elas lhes pertence”, conclui Tiago Araújo, o presidente da Associação Abutrica.