A prevenção de resíduos implica uma redução do consumo e, como consequência, a diminuição da pegada ecológica de cada um de nós. A Ecopilhas, a entidade que tem como missão a gestão do sistema integrado exclusivamente dedicado à recolha de pilhas e baterias portáteis usados, celebra no mês de junho o ambiente, mas também a prevenção, ao desafiar os portugueses a usar a “energia até ao fim“.
A campanha “energia até ao fim” da Ecopilhas, conta com um spot de rádio que estará no ar até final de junho. Através da voz da Carla Chambel, de forma simples e descontraída, os portugueses são alertados para a importância de utilizar a energia das pilhas de forma racional, no sentido de poupar recursos e evitar o desperdício.
“Na Ecopilhas acreditamos que a melhor forma de sensibilizar as pessoas para temas sérios, como é o da prevenção e reciclagem de resíduos, deve ser feito através de mensagens simples, práticas e diretas”, refere Eurico Cordeiro, diretor geral da Ecopilhas.
“De facto, existem vários ‘truques’ que nos permitem usar a energia das pilhas de forma racional e amiga do ambiente. Por exemplo, uma pilha que começa a fraquejar num determinado aparelho pode funcionar perfeitamente noutro! Testar as pilhas antes de as colocar no Pilhão é uma dica muito útil, para o ambiente e para a nossa carteira”, acrescenta.
Seja nos brinquedos, rádios, telecomandos, computadores portáteis, telemóveis, lanternas ou relógios, as pilhas usadas devem ter um destino adequado: a reciclagem. Há mais de 20.000 Pilhões em todo o País onde pode colocar este tipo de resíduos. Para saber exatamente onde estão os Pilhões faça o download da aplicação Ecopilhas.