O projeto “Transformar.te” do Continente acaba de receber o galardão de melhor projeto do Food & Nutrition Awards (FNA), na categoria de sustentabilidade. A relevância social e o caráter do projeto – reduz, reutiliza e recicla desperdícios alimentares decorrentes da própria atividade -, bem como a capacidade de mobilizar diferentes públicos para a adoção de novos hábitos de compra e consumo, valeram ao projeto esta distinção.
Esta iniciativa visa a aceleração do escoamento dos produtos em fim de vida – que são encaminhados para instituições parceiras ou para uso interno -, transformando excedentes alimentares em novos produtos, como os recentes doces e chutneys de economia circular. A iniciativa gerou já um beneficio económico na ordem do milhão de euros, assim como um beneficio social de nove milhões, favorecendo igualmente o ambiente. Para isso, tem contribuído o trabalho que a insígnia tem desenvolvido junto da sua cadeia de abastecimento e dos produtores pertencentes ao Clube de Produtores Continente.
Paralelamente, a marca tem vindo a desenvolver ações de sensibilização. É o caso da distribuição de 500 mil exemplares do Guia de Combate ao Desperdício Alimentar, por exemplo, realizada pela Missão Continente.