O Ecofest 2019, organizado pelo Município de Olhão decorre entre dia 1 e 2 de junho em pleno Parque Natural da Ria Formosa (Pinheiros de Marim), no concelho de Olhão. O evento, que celebra o património ambiental, cultural e musical, promove diversas iniciativas em contacto com a natureza e oferece atividades para todos os gostos e públicos.
Este é um festival “promove o contacto harmonioso com a natureza e a cultura”, com uma programação artística e ambiental variada, que vai da “música para crianças ao tango e ao fado, passando pela magia, percursos pedestres, observação de aves ou de camaleões, libertação de aves, danças do Mundo, histórias ou poesia”, refere a organização em comunicado.
O primeiro dia do Ecofest começa com magia e histórias por Angel Deval na Nora, a partir das 10h00, a que se segue a atuação de João Violão, com música para crianças, que também marca presença, às 15h00, no Palco de Merendas. No Rias, construir-se-ão comedouros para aves durante a manhã, às 14h00 haverá uma atividade para crianças intitulada “Os Mistérios das Penas” e à noite observam-se camaleões. No Parque de Merendas “Há Museu no Parque” a partir das 12h00 e o Moinho de Maré recebe “Two to Tango” – Tributo a Astor Piazolla, às 12h00 e às 16h00. No Palco de Merendas, a partir das 17h00, haverá músicas do Mundo com os Trio Kilôco.
No segundo dia do Ecofest, 2 de junho, entre as 09h00 e as 11h00 haverá observação de aves no RIAS e, de seguida (11h00), a Nora recebe a “História da Joaninha Ecológica”, pela Casa João Lúcio. Às 12h00, no Palco de Merendas, “Há Museu no Parque” (para famílias) e no Moinho de Maré a poesia e música eletrónica chegam com os Kilavra. A tarde começa com eventos dedicados aos mais pequenos que, no RIAS, vão ficar a saber se “Há Camaleões na Quinta?”, enquanto no Palco de Merendas Angel Deval apresenta magia e histórias, ambos às 14h00. Neste mesmo palco, às 15h00, a música tradicional chega com os Fole’Percussion, a fadista Sara Gonçalves atua no Moinho de Maré às 16h00 e às 17h00 a animação volta ao Palco de Merendas com danças do mundo, por Laurent Geoffroy.
Para além destas iniciativas vai haver o Mercado Ecofest (Parque de Merendas), Catx (música ambiental no Moinho de Maré), passeios de burro (Nora) e serão ainda libertados animais no Rias. Pinturas faciais, animação infantil ou caricaturas digitais também farão parte do Ecofest.
Esta iniciativa conta com a colaboração do Parque Natural da Ria Formosa, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e juntas de freguesias de Olhão e Quelfes, entre outras entidades.