A partir de julho, a Câmara Municipal do Seixal coloca à disposição da população o Ecocentro Móvel do Seixal, que, até dezembro, vai percorrer todas as freguesias. Lâmpadas, pilhas, baterias e acumuladores, tinteiros e toners, cápsulas de café, óleos alimentares e minerais, pequenos eletrodomésticos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas, escovas de dentes e rolhas de cortiça são os fluxos que este equipamento poderá receber e que, após serem recolhidos, são encaminhados para valorização e tratados adequadamente.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que “esta é mais uma forma encontrada para a população usufruir e contribuir para os desígnios do nosso projeto municipal, aumentando as taxas de reciclagem no concelho, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para aterro sanitário e minimizando o impacto ambiental, promovendo, desta forma, a economia circular, e principalmente, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”.
O Ecocentro Móvel é um equipamento compartimentado que permite a deposição de diversos tipos de resíduos produzidos em casa e que habitualmente vão parar indevidamente ao lixo comum.
A partir do dia 8 de julho, este estará localizado junto à Piscina Municipal de Amora, existindo uma calendarização para as várias freguesias.