O eCIRCULAR é o novo sistema de classificação em Economia Circular que avalia como as organizações gerem os materiais, a energia e a água, bem como as opções estratégicas adotadas para promover a circularidade na utilização destes recursos.
Este sistema vai ser lançado esta quarta-feira, 5 de junho, pela ADENE – Agência para a Energia numa sessão que se realiza na ETAR Barreiro/Moita da Simarsul, e que conta com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires.
Este novo sistema de classificação, intitulado “Classificação das Práticas de Gestão em Economia Circular”, visa promover e incentivar as boas práticas em economia circular e a gestão eficiente de recursos, contribuindo para um futuro mais sustentável e podendo vir a desempenhar um papel importante na sua monitorização, esclarece a ADENE, num comunicado.
Auditores independentes, formados pela ADENE, realizam as avaliações, verificando o estado das organizações e atribuindo pontuações com base nos critérios estabelecidos pelo modelo. As pontuações são ponderadas e transformadas numa classe de desempenho, variando de F (pior desempenho) a A+ (melhor desempenho), e são identificadas medidas para melhorar as práticas das organizações.
Durante os últimos anos, a ADENE dedicou-se ao desenvolvimento técnico desta metodologia de classificação, que se destaca por ser universal, abrangente e rigorosa, ao mesmo tempo que incentiva a melhoria contínua das organizações que a adotam. Cerca de 40 organizações participaram no ensaio e calibração da metodologia, incluindo a realização de auditorias piloto, lê-se no mesmo comunicado.
Com o lançamento do eCIRCULAR, a ADENE reforça o seu compromisso em impulsionar a transição para uma economia circular em Portugal. Este sistema será um valioso recurso para as organizações e para o mercado, destacando as boas práticas e incentivando a inovação em prol de um futuro mais sustentável.
Durante a sessão de apresentação, será feita a entrega das Primeiras Classificações eCIRCULAR a cinco organizações pioneiras que participaram nos pilotos de desenvolvimento da metodologia utilizada neste sistema, e serão apresentados os primeiros Auditores independentes eCIRCULAR, já formados e qualificados nas respetivas auditorias piloto.