A easyJet apresenta um novo uniforme para tripulação de cabine e pilotos, cada um deles feito a partir de cerca de 45 garrafas de plástico reciclado. Fabricado pela Northern-Ireland e criado com um material exclusivo de alta tecnologia, o novo uniforme irá começar a ser utilizado este mês, refere um comunicado divulgado pela companhia aérea. Com esta implementação, a easyJet estima que se evite que cerca de meio milhão de garrafas de plástico acabem todos os anos sob a forma de resíduos na terra e no mar.
Além do tecido reduzir o desperdício de plástico, também o material de alta tecnologia pelo qual é composto através da utilização de fontes de energia renováveis, confere uma pegada de carbono 75% menor do que o poliéster tradicional, lê-se no mesmo comunicado.
Adaptado ao estilo atual da companhia, o tecido foi testado pela primeira vez no ano passado com o intuito de analisar a sua performance em ambientes de cabine. “Em comparação com a alternativa não reciclada, este fato é mais resistente à abrasão e proporciona ainda mais elasticidade, facilitando o ajuste e proporcionando mais conforto e durabilidade, reduzindo a necessidade de produzir grande quantidade de uniformes a longo prazo”, afirma a companhia.
Paralelamente, a easyJet está a substituir a utilização de plástico incorporado nos uniformes por materiais recicláveis e biodegradáveis, nomeadamente através da substituição das tiras de colarinho (de plástico) por tiras de cartão reciclável e da troca dos clipes de plástico das camisa para clipes de metal.
Com o objetivo de reduzir o plástico a bordo, a companhia aérea está também a reduzir a utilização de número de artigos descartáveis desta natureza nos seus voos. Desta forma, a easyJet apresenta alternativas mais sustentáveis, tendo removido mais de 27 milhões de artigos individuais de plástico da operação de retalho a bordo em 2020, nunca tendo oferecido palhinhas de plástico. Além disto, a transportadora também oferece um desconto em bebidas quentes para os clientes que tragam o seu copo reutilizável, precisa o comunicado.
De acordo com Tina Milton, diretora de serviços de Cabine da easyJet, “as alterações climáticas são um problema para todos nós, e na easyJet, estamos a analisar todas as partes da nossa operação para perceber onde podemos reduzir as emissões de carbono e reduzir o desperdício. Estamos muito entusiasmados para estrear este novo uniforme feito de garrafas de plástico reciclado e de o apresentar aos nossos pilotos e colegas de tripulação de cabine. Sabemos que a sustentabilidade é uma questão importante para eles e também para os nossos clientes”. A responsável assegura ainda que “é uma prioridade continuar a trabalhar na redução da nossa pegada de carbono a curto prazo, juntamente com o trabalho a longo prazo para apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo aviões de emissões zero que aspiram a reduzir radicalmente a pegada de carbono da aviação. Continuamos a trabalhar com parceiros tecnológicos inovadores, Wright Electric e Airbus, sendo que cada um deles estabeleceu metas ambiciosas para que os aviões de emissões zero em serviço comercial se tornem uma realidade.”