Earth Speakr: Crianças e jovens usam instalação artística para apelar à atenção dos políticos

No dia em que se celebra a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança, 20 de novembro, o artista Olafur Eliasson pede aos líderes políticos e agentes de mudança que demonstrem que estão disponíveis para ouvir a próxima geração. Através da obra de arte pública Earth Speakr, de Eliasson, “as crianças de toda a Europa estão a deixar mensagens aos políticos sobre o futuro e o bem-estar do planeta, com o objetivo de provocar reação, e amplificação nas redes sociais, através do #ListenToTheFuture”, lê-se no comunicado divulgado à imprensa.

Mais de 250 mil pessoas já participaram no Earth Speakr desde o seu lançamento em julho, por ocasião da Presidência Alemã do Conselho da UE 2020. Eliasson deu início a este projeto de arte multilateral – através da apresentação de uma aplicação e de um site, disponíveis em 25 idiomas – cujo objetivo é amplificar as esperanças e preocupações das crianças sobre as mudanças climáticas, promovendo o intercâmbio entre gerações em toda a Europa e até no mundo inteiro.

“A Arte e a Cultura fornecem um espaço, um ponto de encontro, para interligar e partilhar perspetivas, enquanto se celebram diferenças. Ao nos envolvermos com uma obra de arte, podemos conseguir a sensação de ser ouvido, vermos as nossas ideias refletidas na forma e na estrutura de uma obra de arte. Para mim, essa troca é essencial. O Earth Speakr é uma obra de arte feita por crianças, que se expressam de forma criativa sobre o clima e o seu próprio futuro. A arte convida-nos a ouvir as suas mensagens brilhantes, engraçadas e, não surpreendentemente, honestas”, disse, em comunicado, o artista Olafur Eliasson.

O responsável disse ainda que, no dia em que se celebra a assinatura da Declaração Universal dos Direitos da Criança “é um lembrete para todos nós, para mostrarmos às crianças – e demonstrarmos através da ação – que as suas visões realistas são inteiramente válidas e muito necessárias para moldar o nosso futuro. Eles devem tornar-se codesigners do nosso amanhã. Para reconhecer a Convenção dos Direitos da Criança, incluindo o direito da criança de ser ouvida, peço aos políticos e outras pessoas no poder que trabalhem para que isso aconteça, não apenas hoje, mas todos os dias do ano”.

As crianças estão a fazer-se ouvir

De acordo com o mesmo comunicado, crianças de 70 países já se juntaram na cocriação desta obra de arte, partilharam as suas opiniões – nos seus idiomas nativos – usando a tecnologia de realidade aumentada da aplicação. As mensagens em vídeo são dirigidas a adultos, mas também a outras crianças, e oferecem soluções, ideias e partilham frustrações.

Mensagens:

“Olá, preciso dizer uma coisa. Proteja o meio ambiente, caso contrário não haverá futuro. Não existe Planeta B e não existe Plano B se não fizermos alguma coisa. Obrigado pela ajuda”.afirmação de um ‘pavimento’ em Kapfenberg, Áustria

“Eu gostaria que as pessoas comessem menos animais”. diz uma ‘parede’ em Tallin, Estônia

“Por cada criança nascida, devia ser plantada uma árvore”. – sugere uma ‘folha’ de Leiria, Portugal

Para garantir que as mensagens das crianças são ouvidas, mais de 108 eventos virtuais ou presenciais do Earth Speakr, organizados por uma rede cada vez maior, estão a convidar as crianças a serem artistas e a darem vida ao ambiente em seu redor. O Goethe-Institut e as embaixadas alemãs em toda a UE apoiaram este projeto artístico desde seu início, permitindo que as crianças discutissem as suas mensagens em primeira mão com os políticos locais. Colaboradores e parceiros inovadores, incluindo Dokk1, Aarhus Public Libraries (Dinamarca), a instituição cultural TBA21 – Academy Ocean Space (Itália), World Clean Up Day e EIT Climate-KIC’s Young Innovators ‘Climathons, integraram o Earth Speakr nas suas atividades com foco no meio ambiente.

O Earth Speakr é financiado pelo Foreign Federal Office e realizado em cooperação com o Goethe-Institut. Para participar, basta descarregar a aplicação Earth Speakr no Google Play ou App Store.

Earth Speakr em Portugal

Segundo a Earth Speakr, as crianças estão a participar, um pouco por todo o país, com mensagens a chegarem de 18 cidades, do Porto passando por Guarda e Oeiras.

“Olá, minha mensagem é que todas as casas devem ter painéis solares. Desta forma, usaríamos apenas energia renovável”, diz um ‘candeeiro de teto’ em Paço de Arcos, Portugal