A EAD (Empresa de Arquivo de Documentação) reciclou mais de 737 toneladas de materiais diversos e, deste total, quase 645 quilos de papel e cartão, em 2022, em prol do Serviço de Reciclagem Segura, que é um dos esforços em andamento para melhorar a atuação de Portugal na reciclagem de resíduos. A empresa reciclou também 2960 quilos de madeira, 424 quilos de plástico e 76500 quilos de outros resíduos urbanos e equiparados.
A contribuição de empresas como a EAD é fundamental neste processo porque o país tem um desempenho abaixo da média em comparação com os outros países da União Europeia em termos de reciclagem. De acordo com o Eurostat, Portugal teve uma taxa de reciclagem de apenas 33% em 2019, enquanto a média da UE era de 44%.
Portugal adotou o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC) com o objetivo de estabelecer uma estratégia nacional para a economia circular baseada na produção e eliminação de resíduos, bem como nos conceitos de reutilização, reparação e renovação de materiais e energia.
“As empresas estão cada dia mais conscientes e preocupadas em garantir a confidencialidade dos dados. E esta preocupação é extensível aquando do fim de vida dos documentos e nós posicionamo-nos como parceiros estratégicos, neste processo, através da reciclagem segura de arquivo e documentação. Os recursos do planeta não são infinitos. Temos, assim, muito orgulho em poder contribuir para uma economia circular, mais sustentável com ênfase na preservação dos recursos naturais e na criação de mais empregos ”, sublinha Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD.