E-REDES arranca com projeto-piloto de carregamento elétrico inteligente em Setúbal
A E-REDES prevê instalar 366 pontos de carregamento em todos os edifícios e subestações até ao final do ano. Esta instalação faz parte da aposta da empresa na mobilidade sustentável e na eletrificação da frota automóvel.
Segundo um comunicado divulgado pela E-REDES, Setúbal foi a localização escolhida para implementar o projeto-piloto de carregamento elétrico inteligente, prevendo-se o alargamento da iniciativa para os demais edifícios ao longo de 2021. A cerimónia de inauguração decorreu na passada sexta-feira, dia 2 de julho.
O edifício de São Sebastião, em Setúbal, tem um total de 20 pontos de carregamento controlados pela plataforma de carregamento inteligente da GreenFlux, a qual é responsável pela gestão dos pontos de carregamento e o ajuste dinâmico das potências disponibilizadas a cada veículo elétrico, consoante a capacidade disponível no circuito de carregamento. Em alguns edifícios da E-REDES também estão instalados sistemas de produção fotovoltaica, o que contribui para o aumento da potência disponível para o carregamento.
A plataforma de carregamento inteligente da GreenFlux inclui uma app exclusiva para os colaboradores da E-REDES, através da qual é possível visualizar a rede de carregamento a nível nacional em todos os edifícios da empresa e a disponibilidade dos respetivos carregadores. Recorrendo a esta app, a E-REDES refere que é possível iniciar sessões de carregamento, receber alertas quando a viatura estiver carregada e saber o estado de carregamento da sua viatura. O acesso à rede de carregadores ou à app é validado através de um registo do cartão de colaborador, refere a mesma nota.