Na origem dessa sujidade está “a chuva que se verificou nos últimos dias e que arrastou sujidade e trouxe mau cheiro de uma ribeira próxima, que desagua entre a praia dos Alemães e a praia do INATEL”, disse à agência Lusa o comandante Ricardo Arrabaça, capitão do porto de Portimão, cuja jurisdição abrange também a zona de Albufeira.
A situação foi detetada ao final da manhã e as autoridades marítimas “contactaram de imediato a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve”, que determinou o encerramento das duas praias mais próximas da zona afetada.
“Foi hasteada a bandeira vermelha e as duas praias estão interditas a banhos, até que se confirme, através de análises, que a água já não tem nenhum problema”, disse ainda o capitão do porto de Portimão.
A mesma fonte referiu ainda que foi também “retirada a bandeira azul” enquanto se mantiver a situação.
Questionado sobre o tempo que pode demorar a levantar a interdição, a mesma fonte disse que não podia fazer uma estimativa certa, mas que, “sem querer pôr qualquer tipo de pressa à ARH, habitualmente, os resultados das análises deste tipo costumam ser no dia seguinte.
O capitão do porto acrescentou que “no local apenas se encontram os nadadores salvadores das concessões” para reforçar o alerta aos banhistas.