DPDgroup anuncia investimento de 200 milhões de euros para tornar 225 cidades europeias mais verdes até 2025
O DPDgroup anunciou o compromisso de entregas alternativas que reduzam as emissões de dióxido de carbono (CO2) em mais de 225 cidades europeias, num investimento de 200 milhões de euros.
“Hoje, estamos a acelerar o nosso compromisso para com o planeta com uma ambiciosa redução da nossa pegada ambiental nas maiores cidades europeias. O DPDgroup vai investir 200 milhões de euros até 2025, contribuindo para uma melhor qualidade de vida nas 225 cidades escolhidas em toda a Europa”, referiu, Boris Winkelmann, presidente & CEO da GeoPost / DPDgroup.
O transporte urbano de mercadorias é responsável por até 30% das emissões de CO2 nas cidades e 50% de todas as emissões de partículas encontradas em contextos urbanos. De acordo com o Relatório sobre a Qualidade do Ar Europeu da Agência Europeia do Ambiente de 2018, a poluição atmosférica, cuja principal fonte é o tráfego rodoviário, deverá ser responsável por reduzir em 15 meses a esperança média de vida das pessoas que vivem em cidades com mais de 100.000 habitantes. Por estas razões, o DPDgroup escolheu as “maiores cidades europeias para começar a implementar estas iniciativas”. Um objetivo que depende de um “novo modelo de entrega” que o DPDgroup tem vindo a experimentar, nos últimos anos, em várias cidades por toda a Europa, refere em comunicado o grupo.
Assim, o DPDgroup repensou a forma como funciona a entrega de mercadorias, implementando micro agências urbanas, bem como soluções alternativas de entrega adequadas. Muitas iniciativas já foram implementadas pelo DPDgroup em cidades como Londres, Hamburgo, Varsóvia e Dublin, e mais recentemente pela Chronopost em Paris, a primeira cidade europeia a ter entregas totalmente realizadas através de soluções com baixas emissões, já desde finais de 2019.
O programa do DPDgroup representa a aceleração de uma ambição pan-europeia que encontra as suas raízes no know-how e na perícia adquiridos nas primeiras cidades onde estas iniciativas foram realizadas, traduzindo-se em mais de 260 milhões de encomendas ou 17% dos volumes do grupo ao longo do tempo.
“Conscientes da nossa responsabilidade para com o planeta e a sua população, pretendemos ser a empresa de entregas mais sustentável da Europa. Embora o DPDgroup tenha responsabilidade nas questões das alterações climáticas, também temos o nosso papel a desempenhar na solução! Com isto em mente, decidimos agir pragmaticamente reduzindo as nossas emissões nas cidades com população mais elevada”, explica Boris Winkelmann.
89% de redução nas emissões de CO2 e 80% nos poluentes dentro das cidades abrangidas por estas iniciativas
Até 2025, o DPDgroup reduzirá a sua pegada de carbono nas cidades visadas, diminuindo as suas emissões de CO2 em 89% e os poluentes em 80% em relação a 2020.
“O nosso objetivo a longo prazo é desenvolver este primeiro plano ambicioso de implantação de soluções de baixas e zero emissões nas 225 maiores cidades da Europa, a fim de nos tornarmos totalmente livres de CO2 nas nossas atividades nos próximos 20 anos”, adiantou Boris Winkelmann.
7.000 novos veículos alternativos e 80 novas micro agências urbanas
Para atingir o objetivo de ajudar 225 cidades a tornarem-se mais verdes, o DPDgroup anuncia no mesmo comunicado que irá instalar 7 mil novos veículos alternativos, 3.600 pontos de carregamento e 80 novas micro agências urbanas.
De acordo com o grupo, as novas frotas alternativas serão compostas por vários tipos de veículos, dependendo do centro da cidade (tamanho das ruas, por exemplo), das necessidades de entrega e das restrições regulamentares. Veículos elétricos (MAN eTGE, Volkswagen eCrafter, Nissan eNV-200, etc.), pequenos veículos elétricos (Tripl, Paxter, etc.) e veículos a gás natural vão ser inseridos na frota, juntamente, com bicicletas e cargo-bikes, meios pedonais e carrinhos.
O lançamento de 80 novas micro agências urbanas ajudará a “otimizar ainda mais os processos de entrega”, a “adaptação das operações locais” e a “proximidade ao cliente”, refere o mesmo comunicado. Estas vão ser criadas nos principais centros urbanos, tais como Basileia, Barcelona, Berlim, Budapeste, Munique, Marselha, Praga, Varsóvia e, como já referido, Lisboa e Porto, complementando assim a atual rede de 130 micro agências urbanas em cidades como Dublin, Londres, Madrid, Paris e Roterdão.
Objetivo a longo prazo do Grupo DPD: atuar para uma entrega verde
Desde 2012, o DPDgroup tem estado empenhado na entrega responsável através do seu programa de Responsabilidade Social Empresarial DrivingChangeTM inerente à sua identidade e ações. De uma perspetiva ambiental, o DPDgroup tem executado várias iniciativas tendo em mente os seus vários intervenientes.
“Atuar em prol de uma entrega ecológica tem sido uma ambição de longa data para o Grupo DPD. Estamos a diminuir ativamente a nossa pegada de carbono com soluções de “green delivery” que teremos implantado em 225 cidades europeias, até 2025. O objetivo é ser o parceiro de escolha dos clientes e das autoridades municipais, ajudando-os nos seus programas de desenvolvimento sustentável e trabalhando em conjunto por um planeta melhor, porque todos partilhamos a mesma morada”, sublinha Boris Winkelmann.