A DPD acaba de lançar a sua calculadora de carbono, uma ferramenta integrada no portal myDPD for Business que permite aos clientes monitorizar, em tempo real, o impacto ambiental das suas encomendas. Esta iniciativa reforça o compromisso da empresa com a transparência e a sustentabilidade, promovendo decisões mais ecológicas.
A calculadora permite obter dados detalhados sobre as emissões de carbono das encomendas, através de filtros personalizáveis que consideram fatores como tipo de serviço, países de destino e transporte associado. A metodologia utilizada segue os padrões internacionais do GLEC Framework do Smart Freight Centre, garantindo a fiabilidade dos dados reportados.
Rui Nobre, Diretor-Geral de Operações da DPD Portugal, sublinha: “a sustentabilidade é um pilar essencial da nossa estratégia e a calculadora de carbono é mais um passo fundamental nesse compromisso. Queremos oferecer aos nossos clientes total transparência sobre o impacto ambiental das suas encomendas, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e responsáveis. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com o meio ambiente, numa linha de continuidade com os esforços já em curso. Atualmente, a nossa aposta na eletrificação da frota e na utilização de biocombustíveis tem permitido evitar a emissão de cerca de 23 toneladas de CO2 por mês, contribuindo ativamente para um setor logístico mais sustentável”.
Atualmente, já circulam 207 veículos elétricos no país, permitindo uma redução anual de 274 toneladas de emissões de CO2. Este percurso começou em 2021, quando Lisboa se tornou a primeira cidade a contar exclusivamente com entregas feitas por viaturas elétricas, um modelo que foi depois replicado no Porto em 2023. Hoje, essa transição já abrange 14 cidades, consolidando o objetivo da empresa de tornar as entregas mais sustentáveis. Para além da eletrificação da frota, a DPD aposta também no biocombustível HVO, uma alternativa de baixo impacto ambiental que já permite que cerca de 32% da frota opere com emissões reduzidas.