A Dourogás dedicou os últimos 25 anos a antecipar e desenvolver soluções inovadoras na área das energias renováveis, em particular na área dos gases renováveis. Esse continua a ser o compromisso da empresa para futuro, defendendo que o caminho rumo à descarbonização implica um mix integrado de energias que constituam alternativa efetiva aos combustíveis com maior impacto ambiental.
O gás renovável, como o biometano e o hidrogénio verde, tem um enorme potencial na descarbonização da indústria e, por consequência, na economia. Permite eficiências consideráveis ao nível do impacto ambiental evitado, mas também, e igualmente importante, ao nível da redução de custos, com consequente benefício para a competitividade das empresas e para a poupança das famílias. É convicção da Dourogás que o biometano pode ser um “game changer” para ultrapassar os desafios dos tempos que vivemos, com vantagens comprovadas ao nível das emissões de gases com efeito de estufa, provocando a melhoria imediata da qualidade do ar.
Na senda pelo desenvolvimento, inovação e investigação que tem vindo a desenvolver, a Dourogás conta com um projeto pioneiro, Biogasmove, – apoiado pelo FAI – Fundo de Apoio à Inovação e que consta na produção de biometano, um gás 100% renovável, produzido a partir de resíduos orgânicos. O piloto desta iniciativa tem base em Mirandela, onde, em parceria com a empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste, é hoje possível produzir biometano 100% renovável e que permite abastecer veículos que fazem a recolha dos próprios resíduos naqueles municípios. Outro exemplo deste autêntico processo de economia circular, é o projeto desenvolvido em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e que visa a demonstração de conceito da produção de biometano a partir das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). De acordo com os dados disponíveis, o biometano renovável produzido a partir da valorização energética das lamas desta ETAR tem potencial para abastecer 50% da frota de autocarros da Carris, movida a gás natural.
[blockquote style=”1″]Desenvolver o setor gasista é acelerar o caminho para a descarbonização[/blockquote]
O objetivo da Dourogás, até 2025, é ser totalmente neutra em emissões de carbono em toda a sua atividade, seja na mobilidade ou na distribuição de biometano para habitações e indústria.
Além de ter tido um papel determinante nas redes de distribuição de gás natural, principalmente no interior norte do País, o Grupo Dourogás é o principal operador do mercado de Gás Natural Veicular (GNV), tendo assumido a dianteira da primeira fase da Transição Energética, ao passar a disponibilizar uma alternativa combustível mais limpa face aos combustíveis tradicionais e mais poluentes. Agora, o objetivo é liderar a segunda fase do processo de descarbonização, que passa pela aposta estratégica na produção de gases renováveis e de Hidrogénio verde.
*Este artigo foi publicado na edição 91 da Ambiente Magazine.