“Diagnóstico participativo do estado de valorização de resíduos alimentares em Lisboa” já se encontra disponível
O “Diagnóstico participativo do estado de valorização de resíduos alimentares em Lisboa” elaborado no âmbito do Projeto CEMOWAS2, cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe já foi publicado. O projeto tem como principal objetivo “propor estratégias de gestão e a demonstração da viabilidade de soluções concretas para os resíduos orgânicos e águas residuais”, refere a Lisboa E-Nova numa nota enviada à imprensa.
Este relatório compila o resultado de um estudo elaborado nos últimos meses, desenvolvido pela Circular – Consultoria em Sustentabilidade, com a coordenação da Lisboa E-Nova, que contou com participação de diversas entidades e atores relevantes nesta matéria. É aqui apresentado um diagnóstico sobre o atual estado de valorização dos resíduos orgânicos de origem alimentar na cidade de Lisboa, a partir do qual são traçadas orientações estratégicas para potenciar o fecho do ciclo dos alimentos na cidade.
Este documento inclui a descrição da metodologia de trabalho, a estimativa de valores relativos aos fluxos da cadeia de valor dos alimentos na cidade e a estimativa dos valores para um cenário de evolução até ao ano 2021. São também descritas as diferentes fases da cadeia de valor dos alimentos na cidade de Lisboa e os atores envolvidos nessas fases. O documento integra ainda os resultados das diferentes atividades de interação participativa com os atores da cadeia – inquérito, questionários, entrevistas e workshop.