O Orangotango-de-sumatra, espécie classificada como “Criticamente em Perigo” segundo a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) devido à desflorestação intensa para a produção de óleo de palma e à caça para o comércio ilegal, é apadrinhado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa há mais de 10 anos.
No dia 19 de agosto, data em que se celebra por todo o mundo este grande primata e que pretende sensibilizar para as ameaças que esta espécie enfrenta, o Jardim Zoológico preparou um peddy paper que irá levar todos os visitantes numa fascinante viagem pelas florestas tropicais do Sudeste Asiático. Depois das bilheteiras, aceite o desafio e receba o passaporte que o irá levar a desvendar curiosidades sobre o Orangotango-de-sumatra e outras espécies que habitam essa região do globo.
A aventura termina na exposição “Quebra o Silêncio – Pelas aves de canto”, campanha internacional lançada pela EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), cujo foco são as aves e, em particular, as aves de canto do Sudeste Asiático. Esta campanha pretende consciencializar para a eminente extinção de várias espécies de aves de canto, procurando criar condições que tornem possível a sua futura reintrodução no habitat natural. O Jardim Zoológico participa neste projeto desde 2018, e conta agora também com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Todos os participantes que completarem o peddy paper irão receber uma surpresa.
Visite o Jardim Zoológico no Dia Mundial do Orangotango, conheça espécies incríveis e descubra como cada um de nós pode fazer a diferença na conservação da biodiversidade. Viva um dia inesquecível no Zoo de sempre, agora com regras diferentes pela proteção de todos. Hoje, mais do que nunca, o Zoo aguarda pela sua visita para levar a cabo a sua missão e continuar a fazer história.