A DHL Express reforça o compromisso com a sustentabilidade no Dia Mundial do Ambiente assinalado esta quarta-feira, e os objetivos definidos até 2050: “atingir zero emissões”, refere o grupo em comunicado.
Simplificar a neutralização das emissões de carbono
De acordo com a empresa, o serviço GoGreen da DHL Express é destinado a todas as pessoas que pretendem um “método fiável para neutralizar as emissões de carbono inerentes ao transporte do seu envio”. O cálculo das emissões é feito através de uma “ferramenta patenteada, em função da origem e destino do envio, e a respetiva compensação é concretizada através do investimento em programas ambientais acreditados”, no âmbito da reflorestação, criação de redes de energia eólica, entre outros. A partir de agora, este serviço passa a estar disponível para qualquer cliente, não estando limitado a acordos prévios, e para qualquer envio, com um custo adicional de “dez cêntimos por kg que reverte na íntegra para os programas ambientais acreditados”.
José Reis refere que “temos a responsabilidade acrescida de tornar o transporte mais sustentável, usar os recursos naturais de maneira mais eficiente e sensibilizar os nossos clientes para a importância da proteção ambiental”. O Diretor Geral da DHL Express Portugal acrescenta que “alinhada com os objetivos do Grupo, a DHL Express tem investido em ações que promovam a responsabilidade ambiental e o reforço desta solução é a prova do nosso esforço.”
Missão 2050 – atingir zero emissões em todo o Grupo DHL até 2050
Para monitorizar o progresso da missão 2050, a DHL definiu quatro metas intermédias até 2025:
- Melhorar a eficiência carbónica em 50% face a 2007;
- Assegurar que 70% da frota própria de distribuição é constituída por soluções isentas em carbono;
- Assegurar que mais de 50% das vendas incluem soluções ecológicas, tornando a cadeia logística dos Clientes mais “verde”;
- Dar formação ambiental a 80% dos Membros e envolvê-los em atividades ambientais, plantando 1 milhão de árvores em cada ano.
Recorde-se que a DHL Express Portugal é certificada segundo as normas ISO 14001 (Ambiente) e ISO 50001 (Energia) e investe continuamente em projetos locais na área ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável.