Com a época balnear quase a abrir na cidade do Porto, 450 alunos e professores de dez escolas recolheram na passada terça-feira, 10 de maio, todo o lixo espalhado nas praias.
Esta ação, promovida no âmbito do programa Eco-Escolas, envolveu estudantes desde o 3.º ano de escolaridade ao ensino superior e contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, que detém o pelouro do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo.
As iniciativas vêm sendo desenvolvidas pelos vários estabelecimentos de ensino ao longo do ano letivo, mas, desta vez, o Município do Porto desafiou a comunidade escolar a juntar-se num ação de maior escala.
O objetivo comum que uniu as escolas básicas de Fernão Magalhães, das Florinhas, Clara de Resende, os colégios Júlio Dinis, Nossa Senhora do Rosário, D. Duarte e Grande Colégio Universal, o Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e a Escola Superior de Saúde foi o de “congregar esforços para o reforço da sensibilização para a proteção das praias e da importância da educação ambiental”, refere a empresa municipal, Porto Ambiente, que apoiou a iniciativa.
A ação de limpeza percorreu as praias do Castelo do Queijo, Aquário, Homem do Leme, Molhe, Carneiro, Ourigo, Ingleses e Gondarém.
O grupo de estabelecimentos de ensino faz parte da lista de 28 escolas que fazem parte do programa Eco-Escolas, desenvolvido, a nível nacional, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).