Uma delegação do Estado de Penang da Malásia, esteve em Portugal, para visitar o Município da Maia, no âmbito do projeto IURC (International Urban and Regional Cooperation), promovido em parceria com a Associação do Eixo Atlântico.
Segundo uma nota, divulgada pelo Município da Maia, este projeto de cooperação internacional, integra a estratégia de incremento de relações de partilha colaborativa que o Eixo Atlântico tem vindo a promover inclui várias cidades da Europa e Ásia, com particular enfoque na economia circular e sustentabilidade.
No plano da visita, além da receção oficial na Câmara Municipal da Maia, a comitiva cumpriu um programa técnico que incluiu a apresentação dos projetos que a Maiambiente tem vindo a implementar, com destaque para a recolha seletiva de resíduos alimentares, o novo modelo tarifário “Recicle Mais Pague Menos e o sistema de informação que a empresa utiliza, refere a mesma nota.
Após essa partilha técnica de informação, a delegação da Malásia teve oportunidade de visitar um Ecocentro, de ver in loco o Ecocentro Móvel e constatar as caraterísticas de um Compartimento destinado aos Resíduos Sólidos Urbanos.
A missão da Malásia foi chefiada por Phee Bom Poh, Penang State Executive Counciler, responsável que expressou o seu interesse e apreço pela qualidade dos serviços que a empresa portuguesa presta à comunidade que serve e demonstrou ainda particular interesse pelo seu “know-how” e domínio dos processos e da tecnologia aplicada na sua atividade.
“A visita desta delegação malaia é uma prova evidente e imparcial de que a Maiambiente é hoje, efetivamente, uma empresa de referência internacional no seu setor”, considera o diretor-geral da Maiambiente, Carlos Mendes.
O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, constata que “a Maiambiente tem sido muito visitada por empresas, municípios portugueses e estrangeiros, mas na verdade, esta missão da Malásia vem demonstrar que as suas boas práticas despertam também o interesse em geografias bem longínquas, até no continente asiático, facto que, a meu ver, é inequivocamente substantivo sobre o valor da empresa municipal”.
Após o almoço, a delegação malaia visitou a LIPOR.