Deco lança descontos para compra de sistemas fotovoltaicos
De 14 de outubro ao próximo dia 30 de novembro, os membros da comunidade Energias Renováveis em Casa e associados Deco podem inscrever-se na ação “Painel solar: do sol para a tomada”, para aderirem à compra coletiva de sistemas de autoconsumo fotovoltaico. “Quantos mais registos houverem, maior será o desconto e mais as vantagens que podemos negociar”, explica a Deco em comunicado.
“Pretendemos alcançar um preço competitivo para as nossas recomendações e garantir uma avaliação prévia do seu perfil de consumo e caraterísticas do imóvel (orientação, sombras, etc.), bem como uma garantia alargada para a instalação. De acordo com os nossos testes, ao adquirir sistema de autoconsumo pode recuperar o seu investimento no prazo de 7 a 9 anos, e poupanças anuais até 85 euros”, adianta, ainda.
Apesar de ainda ser uma tendência recente em Portugal, desde março, mais de 1300 portugueses já aderiram a sistemas de autoconsumo, com potências entre 200 e 1500 W. Com a entrada em vigor da nova legislação, o comprador está sujeito a uma mera comunicação prévia na plataforma digital do Governo (http://www.dgeg.PT/), o que veio simplificar em muito o processo de adesão a este tipo de sistema energético. Este portal foi desenvolvido pela Deco com a ajuda da Comissão Europeia e em conjunto com as associações de consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Holanda. Com esta iniciativa, esclarecem, ainda, “queremos ajudar os consumidores a fazer escolhas conscientes e a reduzir as faturas do gás e da eletricidade, sem comprometer o conforto”.
Ao registar-se na campanha, não fica obrigado a avançar para a compra do sistema, servindo o registo, também, para se ter uma ideia do número de interessados.