Declaração da APDA sobre alterações climáticas conta com compromisso de 145 entidades
Vila Real, Castelo Branco, Salvaterra de Magos, Barreiro, Portimão, Beja e Porto foram, por estes dias, palco de assinatura da “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”. O documento está a ser promovido pela APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) junto dos Municípios e Entidades Gestoras em todo o território nacional. Ainda sem data definida, mas já na agenda estão as sessões públicas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. No total, são 145 as entidades que já aderiram à iniciativa.
Elaborada pela Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas da APDA, a declaração visa firmar a intenção de todos os intervenientes no setor a agir de forma consciente e eficiente face a este que, atualmente, é o maior desafio que os serviços de água enfrentam. A união e a ação conjunta tornam-se, neste âmbito, fulcrais na busca de um setor mais resiliente e bem preparado.
Totalmente voluntária e sem qualquer tipo de encargos, a iniciativa conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses.
As entidades interessadas em assinar a declaração devem enviar e-mail para: geral@apda.pt.