A Decathlon reforça a vertente de sustentabilidade e economia circular com a implementação de serviços como o Trocathlon, Serviço de Aluguer, projeto Segunda Vida e o aumento de produtos ecodesenhados, cujo objetivo é, até 2026, produzir na totalidade apenas este tipo de produtos, lê-se num comunicado.
Tal com indica a empresa, num comunicado, as equipas de conceção de produto que se comprometem, diariamente, em oferecer produtos de elevado desempenho e máxima eficiência, sempre com o foco na qualidade e inovação de produtos desportivos técnicos, estão por isso cada vez mais “empenhadas em contribuir para a redução do impacto ambiental no planeta” e, em “sensibilizara comunidade sobre como prolongar a vida útil dos produtos”, tornando ao mesmo tempo o “desporto acessível a um maior número de pessoas”.
Com base nas avaliações e opiniões dos clientes, os criadores dos centros de produção têm a possibilidade de melhorar, de forma contínua, a qualidade dos produtos de marca exclusiva: “Exemplo disso é a possibilidade de retirar um produto de venda, se tiver uma avaliação média inferior a três estrelas sobre cinco”, explica a empresa.
Em 2020, a Decathlon produziu em Portugal para a Europa cerca de 1 300 000 bicicletas, 66 mil mesas de ping-pong, 6 mil tabelas de basquetebol e 2,4 milhões pares de calçado desportivo. No ano corrente, destacam-se mais de 185 mil avaliações em produtos registados, com uma nota média de 4.35, o que evidencia a qualidade comprovada dos produtos e, acima de tudo, a relação de confiança dos clientes com a marca, refere o mesmo comunicado.
A par da aposta em produtos ecodesenhados, a Decathlon desenvolveu projetos que pretendem ir ao encontro da economia circular. Conta assim com o serviço Trocathlon, que dá oportunidade aos clientes venderem os seus artigos desportivos usados e trocarem por material desportivo novo para a sua prática desportiva ou mesmo para iniciarem um novo desporto.
A iniciativa Segunda Vida, assume-se, também, como um projeto inovador no combate ao desperdício e uma forma de reduzir o impacto ambiental. O objetivo é “recuperar produtos danificados, devolvidos ou de exposição, e colocá-los, posteriormente, à venda a um preço competitivo e com a vantagem de terem garantia”, destaca a empresa.
Com o serviço pós-venda da Decathlon, cada cliente pode solicitar o contacto de um técnico especializado, ou obter mais informações no site, com o intuito de prolongar a vida útil do produto adquirido. A marca de artigos desportivos dispõe ainda do serviço de aluguer em que o cliente pode experimentar até dez desportos, sem ter de adquirir o material no fim da sua utilização.