DB Schenker e MSC em parceria para reduzir emissões da cadeia de abastecimento
A DB Schenker, operador logístico na gestão da cadeia de abastecimento, está a expandir os seus serviços de transporte marítimo ecológico através de uma parceria com a Mediterranean Shipping Company (MSC). Esta colaboração garante a utilização de 12 mil toneladas de biocombustível em toda a sua carga, incluindo contentores refrigerados, contentores de carga completa e contentores de carga fracionada.
A quantidade de biocombustível adquirida é suficiente para poupar mais 35 mil toneladas de CO2 ao longo de toda a cadeia de produção, equivalente a cerca de 30 mil contentores padrão, que pode ser expedido com zero emissões de CO2, consoante a forma como o combustível é utilizado durante a navegação.
O acordo de compra, assinado este mês (fevereiro), representa um dos maiores acordos de redução de carbono entre um operador de transporte de mercadorias e uma companhia de navegação, e prevê a utilização de biocombustíveis sustentáveis certificados de segunda geração, derivados de óleos alimentares usados, em vez dos combustíveis marítimos convencionais de origem fóssil.
Às 12 mil toneladas de biocombustível serão misturados entre 20 a 30%, resultando em aproximadamente 50 mil toneladas de biocombustível misturado para ser utilizado nos navios porta-contentores da MSC. O acordo permite à DB Schenker oferecer aos seus clientes um produto que viabiliza um envio sem emissões.
Thorsten Meincke da DB Schenker explicou que, “em parceria com a MSC, estamos a oferecer aos nossos clientes uma solução cómoda e limpa, utilizando biocombustível marítimo de última geração para os ajudar a alcançar reduções adicionais de emissões. Fazêmo-lo porque acreditamos convictamente que é a coisa certa a fazer, e é por isso que pagamos adiantado na compra de biocombustível. Uma coisa é certa: quanto mais os clientes exigirem neutralidade climática ao longo da cadeia de abastecimento, mais rapidamente conseguiremos um transporte de contentores limpo”.
Já Caroline Becquart, vice-presidente sénior da MSC, assegurou que, “a descarbonização da navegação não é alcançada sozinha, e exige a colaboração entre empresas de navegação, empresas de logística e os respetivos clientes. A MSC Biofuel Solution é o nosso primeiro programa de redução de carbono certificado, reduzindo as emissões de carbono nas cadeias de abastecimento dos nossos clientes, acelerando a transição energética através da criação de procura de transporte marítimo de carbono zero e proporcionando reduções diretas de CO2”.