O CTGA (Centro Tecnológico de Gestão Ambiental) venceu os concursos públicos promovidos pela Águas do Norte para os serviços de exploração de todas as infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais integradas no Sistema de Águas da Região do Noroeste.
De acordo com o CTGA, “os contratos terão uma duração inicial de 38 meses e um valor global de 2.712.025,20 euros”, estando prevista uma “renovação automática por mais 36 meses caso exista acordo entre as duas entidades”.
A Águas do Norte adjudicou igualmente ao CTGA o concurso público referente à componente dos serviços de fiscalização e ação comercial, para a mesma área de abrangência, correspondente a um valor anual de 240 mil euros, com uma duração que poderá ir até 36 meses, refere o comunicado.
O Sistema de Águas da Região do Noroeste resulta do contrato de parceria pública entre o Estado português e oito municípios da região, cobrindo uma área de 1.654 km², o correspondente a cerca de 1,9% do território nacional, tendo a Águas do Norte em sequência, assumido a responsabilidade da exploração e gestão dos sistemas em “baixa” nestes municípios.
No comunicado, o CTGA refere que este sistema está dimensionado para fornecer mais de 4,5 milhões de m³ de água potável por ano a uma população coberta de 112 mil habitantes, correspondendo a extensões de redes superiores a 2600 km, e para recolher e tratar mais de 17 milhões de m³ de água residual por ano a uma população coberta de 194 mil habitantes-equivalentes, correspondendo a extensões de redes superiores a 1500 km..