Earth Speakr foi ontem lançado e convida as crianças de todo o continente europeu a criar, conjuntamente, uma plataforma artística que aborde os vários temas essenciais ao futuro do nosso planeta.
Iniciativa do artista islandês-dinamarquês Olafur Eliasson, Earth Speakr inclui uma aplicação, um site, apresentações físicas e muito mais, constituindo o componente central do programa cultural no âmbito da Presidência Alemã do Conselho da União Europeia 2020. A obra de arte é financiada pelo Ministério Federal das Relações Externas e realizada em cooperação com o Goethe-Institut. O Earth Speakr é gratuito e promove a colaboração e a reflexão entre pessoas de todas as idades na Europa sobre as mudanças climáticas e o futuro do planeta.
As crianças falam pelo planeta
Nos próximos seis meses, todas as pessoas podem baixar a aplicação Earth Speakr e animar o ambiente usando tecnologia interativa e divertida. Crianças e adolescentes ainda sem idade para votar podem agora dar o seu contributo, dando voz a qualquer coisa — uma árvore, uma casca de banana, o céu ou a rua – de modo a defender o ambiente local e o planeta. As suas mensagens criativas são partilhadas em www.earthspeakr.art e ouvidas na aplicação via Realidade Aumentada (RA).
Para o autor, Olafur Elliasson, a Earth Speakr é uma “plataforma artística que convida crianças e adolescentes a serem artistas. E a distinção e independência entre o Earth Speaker e os EarthSpeakers assenta precisamente sobre a criatividade e imaginação dos mais novos. A plataforma artística é composta pelos seus pensamentos e visões, preocupações e esperanças. As crianças podem criar conteúdos divertidos, extravagantes, sérios ou poéticos. Não existe certo ou errado. Para Olafur Elliasson, a grande mais valia é a simplicidade da utilização da plataforma que convida as crianças a abrirem os seus corações e mentes e a participar na formação do nosso mundo e do planeta, hoje e no futuro”.
Segundo Heiko Maas, ministro Federal das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, este é uma oportunidade para ouvirmos as crianças, sendo que “geralmente, espera-se que estejam atentas na escola e sigam as regras. Mas agora é a nossa vez, como adultos, de ouvir o que nos têm para dizer. No Earth Speakr, Olafur Eliasson oferece às crianças uma oportunidade única de apresentar, criativa e cuidadosamente, ideias que têm o potencial de beneficiar o futuro de todos os europeus. Com as suas gravações de voz transmitidas no coração das políticas europeias, o Earth Speakr dá a palavra aos jovens. E para o bem do nosso futuro comum, é melhor ouvirmos atentamente”.
Para incluir o maior número possível de pessoas, Eliasson e o seu estúdio desenvolveram uma plataforma artística predominantemente digital com o apoio de uma extensa equipa, incluindo crianças, investigadores e outros especialistas. O Earth Speakr é disponibilizado nas 24 línguas oficiais da União Europeia e tem acesso em todo o mundo. Além disso, o projeto tem parcerias com uma crescente rede de museus, bibliotecas e instituições de ensino, como o Goethe-Institut, para partilhar a plataforma artística online e pessoalmente quando e onde for possível em momentos de distanciamento social.
Para os adultos escutarem o futuro
O Earth Speakr amplifica as mensagens das crianças e convida os adultos e os decisores responsáveis por mudanças e líderes globais a ouvi-las. Em www.earthspeakr.art, os adultos podem demonstrar que as mensagens estão a ser ouvidas criando as chamadas “Loud Speakrs”, coleções de mensagens AR. Loud Speaker podem ser colocados em qualquer lugar do mapa virtual — em praças públicas, parques, em de prédios políticos — para incentivar outras pessoas a ouvirem também. As mensagens do Earth Speakr também são transmitidas em Bruxelas no Justus Lipsius Building e no Europa Building, no Parlamento Europeu em Bruxelas e Estrasburgo e em Berlim no “Lichthof” do Ministério Federal das Relações Exteriores.
Nas palavras de Olafur Eliasson, “a vida na Terra é uma coexistência de pessoas, animais, plantas e ecossistemas. Devemos reconhecer essa coexistência e, em seguida, tomar as ações corretas para alimentá-la. Nos debates de hoje sobre a política climática, é crucial que as vozes da próxima geração sejam ouvidas em voz alta e clara, uma vez que serão essas as pessoas que irão viver no futuro que estamos a moldar atualmente. Esta plataforma artística, Earth Speakr, convida as crianças a falar pelo clima, seja com preocupação ou esperança. Com este aplicativo eles podem-se expressar através de qualquer coisa à sua escolha nos seus ambientes locais. A plataforma artística reúne as suas vozes e amplifica o que elas têm a dizer. Nós — adultos, decisores e políticos — precisamos de ouvir as mensagens criativas das crianças e levá-las a sério”.
A partir de hoje, as mensagens das crianças aparecerão no mapa virtual do Earth Speakr, e os Loud Speakrs podem ser visualizados em AR em locais importantes da UE. Para saber mais e participar na criação da plataforma artística, faça o download do aplicativo Earth Speakr do Google Play ou da App Store, visite o site www.earthspeakr.art e participe da discussão @earthspeakr nas redes sociais. Está pronto para ouvir o futuro?