A Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) vai realizar esta sexta-feira o 29.º Encontro Nacional de Associações de Defesa do Ambiente – ONGAs (ENADA) e a entrega dos Prémios Nacionais de Ambiente e Carreira.
O evento realiza-se a partir das 9h00 na Sede Nacional do Corpo Nacional de Escutas (Rua Dom Luís I 34, 1200-082 Lisboa). Sob o tema “Economia Circular” a sessão será composta por três painéis com vários oradores, abordando áreas como o Decrescimento Sustentável, Economia Circular e Ecologia no Ensino, terminando com uma apresentação do co-fundador da CPADA Miguel Bastos Araújo.
A partir das 17h vai decorrer a sessão de lançamento do livro “Não Deixar Ninguém para Trás”, que surge no âmbito de ações realizadas com crianças e jovens da ilha de Santo Antão em Cabo Verde e da Guibé – Bissau, no âmbito do Projeto Europa no Mundo. De seguida, dá-se lugar à entrega dos Prémios Nacionais de Carreira e de Ambiente, assim como as menções honrosas, onde irá estar presente o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.
Este ano CPADA irá atribuir o Prémio Nacional de Ambiente a Miguel Bastos Araújo, co-fundador da CPADA, biogeógrafo, investigador e professor universitário, especialista no estudo dos efeitos das alterações climáticas na biodiversidade. Foi galardoado com vários prémios internacionais e em Portugal, o Prémio Pessoa de 2018, tornando-se o primeiro cientista ambiental a ser premiado. Serão ainda entregues Menções Honrosas à Associação de Defesa do Ambiente Campo Aberto, ao Rias -Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens Ria Formosa, à Fundação Serralves, à Associação Portuguesa do Lixo Marinho e ao Agrupamento Escutismo 306 – Santa Comba Dão. O Prémio Carreira será atribuído à Dra. Fátima Matos Almeida co-fundadora da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
As inscrições podem ser feitas aqui.