Corticeira Amorim lança novo produto com materiais reciclados da Nike
A Corticeira Amorim lançou um novo subpavimento com materiais da Nike. O subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind é produzido pela Amorim Cork Composites – unidade de negócio da Corticeira Amorim – e pretende ter um impacto positivo no ambiente, através da criação de uma solução sustentável, tendo por base os princípios da economia circular. De acordo com Amorim Cork Composites, foram utilizados na constituição deste produto “compósitos de cortiça e espuma de EVA”, proveniente dos excedentes do processo de fabrico de calçado da Nike (Nike Grind).
A nova solução assenta numa formulação que visa proporcionar um “elevado desempenho ao subpavimento”, devido às características que a cortiça confere a esta aplicação: “durabilidade, conforto, impermeabilidade, anti-vibração e isolamento térmico e acústico”.
“O produto reflete uma aposta contínua da Corticeira Amorim na área da economia circular, assumindo a sustentabilidade como um compromisso e como um dos pilares estratégicos da atividade da empresa”, declara António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, acrescentando que “no futuro, a Amorim Cork Composites vai continuar a fazer o que faz de melhor: acrescentar valor à cortiça de forma competitiva, diferenciadora e inovadora”.
O estudo de Ciclo de Vida do subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind foi conduzido segundo uma abordagem cradle-to-gate, contemplando os impactos ambientais de todas as atividades, desde a extração da matéria-prima, passando pela produção de todos os componentes, até à porta da fábrica. A metodologia dos estudos teve por base o sequestro de CO2 promovido pela floresta de sobro, bem como as normas ISO 14040/44, complementadas com as diretrizes do International Reference Life Cycle Data System (ILCD). Os dados associados à produção do produto foram fornecidos pela Amorim Cork Composites, ao passo que os processos gerais associados à produção das matérias-primas, energia, transporte e gestão de resíduos foram obtidos na base de dados ecoinvent 3.5.