Corticeira Amorim emite 40 milhões de euros em Obrigações Verdes com o apoio do BPI
A Corticeira Amorim reforça o compromisso com a sustentabilidade e o ambiente com o lançamento, com o apoio do Banco BPI (Grupo CaixaBank), da sua primeira emissão obrigacionista “verde”.
A Emissão, no montante de 40 milhões de euros, foi integralmente organizada, montada e subscrita pelo BPI, e destina-se a “refinanciar um conjunto diversificado de investimentos verdes” que foram “realizados por oito empresas participadas das cinco Unidades de Negócio da Corticeira Amorim”, pode ler-se no comunicado do banco.
Esta operação tem uma forte componente simbólica, uma vez que este ano se comemora o 150º aniversário da criação do Grupo Amorim.
A Emissão alinha-se com as condições estabelecidas pelos Princípios de Obrigações Verdes (“Green Bond Principles”) publicados pela International Capital Market Association, tendo obtido uma Second Party Opinion (“SPO”) positiva da empresa de ratings ESG e de research independente especializada Sustainalytics.
O BPI, enquanto organizador e subscritor desta emissão, reforça o seu papel de “financiador de referência das empresas portuguesas” através da “adoção de soluções inovadoras” e “assentes em princípios de sustentabilidade”.
De acordo com o mesmo comunicado, a Corticeira Amorim entra assim num grupo selecionado de “emitentes verdes em Portugal” e o BPI consolida-se como um dos “líderes no mercado português de emissões sustentáveis”, reforçando o “posicionamento do Grupo CaixaBank como um dos líderes de Sustainable Finance a nível internacional”.