No âmbito do PowerPoor, um projeto europeu de empoderamento energético, a Coopérnico vai promover no próximo dia 20 de janeiro, entre as 10h e as 12h, um dia informativo de partilha de experiências, ações, projetos e programas de combate à pobreza energética que estão a ser levados a cabo em Portugal, com exemplos trazidos da Academia, das Autarquias e de instituições da Economia Social.
Numa nota, a Coopérnico lembra que, em Portugal, mais de 20% das famílias não têm capacidade de manter as suas casas adequadamente confortáveis e são potencialmente pobres em termos de energia, no que toca a satisfazer as necessidades de aquecimento e arrefecimento das habitações. Citando o “Índice Europeu de Pobreza Energética” da OpenExp, a cooperativa atenta que, Portugal ocupa o 4º lugar entre os piores, com um nível “muito elevado” de pobreza energética.
O PowerPoor, coordenado pela Coopérnico, é um projeto europeu que ambiciona tirar da pobreza energética mais de 22 mil famílias europeias até 2023, tendo como objetivo desenvolver programas e modelos de apoio a cidadãos em pobreza energética e incentivar o uso de modelos de financiamento alternativos (por exemplo, estabelecer comunidades locais de energia, crowdfunding, crowdlending, entre outros).
João Pedro Gouveia, Investigador no CENSE e Professor Convidado na Universidade FCT-NOVA de Lisboa, vai apresentar casos inspiradores de ação local no combate à pobreza energética ao nível nacional e europeu, entre outras iniciativas no âmbito do EPAH – Hub Europeu de Consultoria para a Pobreza Energética. Liliana Cruz, da Câmara Municipal de Torres Vedras, vai expor o Programa para a Comparticipação em Obras de Conservação, Reparação ou Beneficiação de Habitações Degradadas. Sérgio Gouveia, do Centro Social de Ermesinde (IPSS), vai divulgar os primeiros passos na criação de um Gabinete de Combate à Pobreza Energética e Manuel Solla, da Associação Luta Final, irá partilhar o apoio domiciliário que estão a dar a várias famílias na identificação dos pontos que podem melhorar o seu uso da energia.
O evento, em formato digital, é aberto ao público interessado em fazer parte do projeto PowerPoor ou em aprender mais sobre a pobreza energética. As inscrições podem ser feitas aqui.