Coopérnico inicia workshops para criação de Comunidades de Energia Renovável – primeira paragem é Faro
A Coopérnico arranca 2025 com uma série de workshops em várias localidades do país, com o objetivo de promover a criação de Comunidades de Energia Renovável. A primeira sessão decorrerá em Faro, no dia 16 de janeiro, e tem como objetivo capacitar os participantes para a implementação de projetos sustentáveis a nível local.
Com esta iniciativa, a empresa pretende mobilizar cidadãos, associações e autarquias para a criação de Comunidades de Energia Renovável, fornecendo ferramentas e informação prática sobre os passos necessários para a sua implementação ao promover os benefícios económicos, sociais e ambientais que estas comunidades podem proporcionar.
Os cidadãos terão a oportunidade de saber como beneficiar de poupança na fatura de eletricidade através da produção local de energia, utilizando recursos naturais como o sol e o vento, reforço dos laços comunitários, ao integrarem projetos que aproximam os vizinhos e geram benefícios para toda a comunidade, proteção do ambiente, ajudando a reduzir a poluição e promovendo um uso sustentável dos recursos disponíveis.
Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da Coopérnico, afirma: “queremos que cada cidadão seja um agente ativo na transição energética, colhendo benefícios concretos para si, para a comunidade e para o ambiente. Estes workshops são uma oportunidade de formação e um espaço de partilha e colaboração, essencial para a criação de Comunidades de Energia Renovável”.
Em destaque no programa de cada sessão, está a participação de cidadãos que já deram os primeiros passos para criar comunidades de energia renovável em Portugal. Estas pessoas contarão as suas experiências, desafios e sucessos, proporcionando testemunhos reais e esclarecendo dúvidas dos participantes.
Em Faro, a Coopérnico conta com a presença de Jóni Santos e Sílvia Padinha, da Ilha da Culatra, que partilharão o exemplo inspirador de uma comunidade que já está a beneficiar da transição para um modelo energético sustentável.
A participação é gratuita.