Nos últimos anos, a Continental, empresa de tecnologia e fabricante de pneus premium e a Pyrolyx têm vindo a cooperar em “desenvolvimentos no campo da tecnologia de negro de carbono (vulgarmente conhecido como negro-de-fumo) recuperado”. Segundo a empresa este compromisso de desenvolvimento conjunto visava “lançar as bases para a utilização de negro de carbono recuperado (rCB) em vários segmentos de pneus durante a sua produção”. Neste sentido, ambas as empresas acabam de anunciar um acordo de fornecimento de rCB de cinco anos para unidades de produção de pneus Continental em todo o mundo.
O vice-presidente responsável pelo Desenvolvimento de Materiais e Processos e Industrialização de Pneus na Continental, Andreas Topp refere em comunicado que a “Continental está entusiasmada por entrar nesta parceria de longo prazo com a Pyrolyx, uma vez que sublinha o nosso compromisso em melhorar a sustentabilidade dos nossos produtos e operações. Estamos empenhados no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e ambientalmente benéficas para os nossos clientes, enquanto garantimos que os nossos pneus atendem aos mais altos níveis de desempenho e segurança”.
Este anúncio é um passo importante para enfrentar o desafio global de melhorar a sustentabilidade do fabrico de pneus e o consumo de materiais. A Pyrolyx espera absorver mais de 4 milhões de pneus em fim de vida útil e reduzir as emissões de CO2 em mais de 32 mil toneladas anuais em cada fábrica, em comparação com o negro de carbono tradicional.
Para o CEO da Pyrolyx nos EUA, Thomas Redd, “este acordo de fornecimento é um desenvolvimento extremamente positivo para a Pyrolyx e valida a nossa abordagem à recuperação do negro de carbono de pneus em fim de vida útil e a aceitação do rCB globalmente. A validação do
rCB da Pyrolyx é uma ‘mudança de paradigma’ para a Pyrolyx e para a indústria de negro de carbono recuperado”.
O acordo de fornecimento irá apoiar o crescimento da Pyrolyx com unidades de produção adicionais na América do Norte e na Europa de Leste, e aponta especificamente as vendas ao longo dos próximos três anos, aumentando para 10 mil toneladas por ano. Este acordo destaca o
compromisso da Continental e da Pyrolyx em criar cadeias de fornecimento ambientalmente sustentáveis para o fabrico de pneus.