Um projeto piloto de Telemetria dos SMAS de Leiria já permitiu reduzir perdas reais de água em Leiria, na Zona de Medição e Controlo Beira Rio (zona piloto), de 42% para 10% em apenas 6 meses, anuncia a entidade.
De acordo com os SMAS de Leiria, o projeto arrancou em setembro de 2021 e visou a substituição de 800 contadores de água em 246 prédios, existentes nos 3 km de rede.
Ao apostar na Telemetria, os SMAS de Leiria contribuem ativamente no controlo eficaz das perdas de água. Em 2022 está, assim, prevista a expansão da Telemetria, com a instalação de mais cinco mil contadores inteligentes, com um investimento estimado que ascende aos 500 mil euros, refere a entidade.
O sistema de Telemetria (constituído por contadores inteligentes, que comunicam por rádio frequência) permite identificar as perdas (reais e aparentes) de água na rede. No que diz respeito às perdas aparentes, a substituição programada de contadores tradicionais por contadores inteligentes permite monitorizar consumos não autorizados e combater a ineficiência dos contadores e manipulação errada de dados. Por outro lado, relativamente às perdas reais este sistema permite identificar roturas o mais breve possível, o que contribui para a sua reparação atempada.