Consumo de eletricidade em Portugal está a ser assegurado por energias renováveis há mais de 24 horas
Aproveitando as condições favoráveis de vento e chuva, o consumo de eletricidade em Portugal está a ser assegurado na totalidade por fontes renováveis, sobretudo energia eólica e hídrica, há mais de 24 horas.
Entre as 22h30 de sexta-feira e a meia-noite de sábado, foram gerados 97.6 GWh de energia eólica, 6.6 GWh de energia solar e 68.3 GWh de energia hídrica, que asseguraram o consumo de 137.1 GWh. Os excedentes de produção têm sido exportados através da interligação com Espanha.
Já desde as 9h de terça-feira, dia 24 de outubro, que o consumo de eletricidade em Portugal é assegurado por energias renováveis, apesar de recorrer à importação de eletricidade de Espanha em alguns períodos do tempo, por oportunidade de mercado, garantindo que os consumidores nacionais têm acesso à energia mais barata no mercado ibérico de eletricidade em todas as horas do dia.
A passagem a exportação plena decorreu na sexta-feira, pelas 17 horas, em que Portugal passou a exportador de eletricidade em 100% do tempo.
No entanto, por questões de reserva e equilíbrio entre a geração e o consumo, entraram em operação dois grupos em duas centrais térmicas de ciclo combinado a gás natural no dia 27 de outubro, entre as 16h e as 22h30. A disponibilidade das centrais térmicas a gás natural garante ao Sistema Elétrico Nacional a necessária continuidade de serviço, sempre que necessário, por questões de equilíbrio dos mercados ou segurança de abastecimento ou ainda, por pontualmente constituírem uma solução de produção com preço mais reduzido.