Conservação ativa dos Oceanos no Jardim Zoológico
O Dia Mundial dos Oceanos comemora-se no Jardim Zoológico através de jogos dinâmicos que irão decorrer na Apresentação da Baía dos Golfinhos. Durante estes jogos os visitantes serão desafiados a testar os seus conhecimentos, alertando-os deste modo para as questões relacionadas com a conservação.
Este ano, o Dia Mundial dos Oceanos, destaca os impactos do lixo marinho que se não for tratado de forma correcta, representa uma ameaça letal para Golfinhos, Tartarugas, Peixes e até Aves.
O Jardim Zoológico colabora em projetos de conservação dos Oceanos, quer a nível prático, de aconselhamento logístico ou financeiro. Destaque para a colaboração no Projeto ABRIGOS, uma rede de apoio a mamíferos marinhos que tem como objetivo recuperar e, sempre que possível, reabilitar mamíferos marinhos para posterior reintrodução ao meio natural.
Financeiramente o Jardim Zoológico apoia o projeto MOm, para a conservação da Foca Monge do Mediterrâneo, Monachus monachus, que se encontra criticamente ameaçada, sendo uma das espécies mais ameaçadas no mundo. O apoio ao projeto MOm constitui um esforço conjunto dos membros institucionais da European Association for Aquatic Mammals, EAAM.
Colabora ainda com o ICNF e a RNES – Reserva Natural do Estuário do Sado – na realização de um Plano de Ação para a Salvaguarda e Monitorização da população de Golfinho-roaz do Estuário do Sado.
Os Oceanos cobrem cerca de 65% do planeta e contêm grandes reservas minerais. São fonte de alimento e de matéria-prima para medicamentos, produzem metade do oxigénio que respiramos e são responsáveis por moderar as temperaturas do planeta.