Sem água não existe vida, alimentos ou desenvolvimento. À luz deste facto, o Conselho Mundial da Água, em conjunto com o Fórum da Água da Coreia e o Ministério do Território, Infraestrutura e Transportes da República da Coreia, publicou “Synthesis Report on Implementation Roadmaps”, que ajuda a monitorar a evolução registada entre os triénios que decorrem entre cada Fórum Mundial da Água. Estes Roteiros de Implementação fornecem o enquadramento para ajudar a alcançar a segurança hídrica para as gerações futuras através de três objetivos principais: garantir a continuidade entre os Fóruns Mundiais da Água, catalisar a ação coletiva e contribuir para processos globais. Cada relatório tem como objetivo salvaguardar o futuro da água com especial enfoque no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS6) das Nações Unidas.
“Dentro do espírito de cooperação que o Fórum Mundial da Água representa, o pensamento colaborativo é fundamental para evoluir face aos problemas relacionados com a água. Examinamos o problema, vislumbramos um futuro melhor e decidimos agir em conjunto, numa determinada direção. Através desta iniciativa, abordamos como partilhar coletivamente responsabilidades e ações, com plena consciência sobre a forma como a água nos liga”, explica o presidente do Fórum Mundial da Água, Benedito Braga.
Desde o início dos Roteiros de Implementação em 2015, foram realizados muitos dos objetivos e ações delineados nos quadros internacionais. A evolução tem sido consistente e, dentro dos 16temas desta edição, existem 336 áreas principais e 97 objetivos com elevada taxa de conclusão. Os Roteiros de Implementação representam a forte determinação do Conselho Mundial da Água e da comunidade mundial da água no geral e o seu empenho em acompanhar continuamente a evolução e fomentar a ação em assuntos relacionados com a água em todo o mundo. Este relatório foi desenvolvido em conjunto por dezanove organizações, revelando perspetivas e aprendizagens ao longo dos 16temas.
Um tema em especial, que atingiu (e em certos aspetos superou) os objetivos previstos, foi a implementação inteligente da GIRH (IWRM sigla em inglês) – ou Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) – globalmente a todos os níveis como um meio para atingir a segurança e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2030. Além da análise regular através do Relatório Síntese sobre os Roteiros de implementação, o Grupo de Trabalho de IWRM preparou um relatório específico Revitalising IWRM for the 2030 Agenda. Esta publicação baseia-se nas conquistas das últimas décadas e destaca a necessidade dos tomadores de decisão na área dos recursos hídricos revitalizarem as decisões políticas sobre GIRH e repensar a estratégia. Este esforço para melhorar a gestão hídrica e apresentar mensagens mais fortes sobre como ligar pragmaticamente a água entre os setores e através de ODS é essencial, pois nenhum local na Terra é imune às mudanças e variabilidade climática, de modo a gerir melhor recursos limitados em todos as utilizações e face a múltiplas pressões, como mudanças climáticas ou crescimento populacional
O relatório síntese Roteiros de Implementação também pretende contribuir para o próximo Fórum Político de Alto Nível a decorrer em Nova Iorque em no próximo mês de julho e a revisão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo ODS6. O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável irá reunir governos e irá servir para avaliar a evolução em diversos ODS, incluindo o ODS6.
O 8º Fórum Mundial da Água representa um ponto de encontro internacional para a discussão de problemas relacionados com a água e para encontrar soluções para as questões hídricas mais urgentes do mundo, incluindo os fluxos de financiamento para o saneamento urbano. O Fórum Mundial da Água, a decorrer a capital brasileira, Brasília, tem o abrangente tema “Partilhando Água”, à luz do papel deste recurso na união de comunidades e na destruição de barreiras. O Conselho Mundial da Água convida todas as pessoas, de todos os lugares do planeta, para o maior evento relacionado à água do mundo, que reunirá chefes de estado, ministros, decisores de alto nível, peritos em água da sociedade civil e profissionais, autoridades locais e académicos. O Fórum Mundial da Água coloca a água firmemente no cerne do desenvolvimento global e convida cidadãos a garantir o futuro da água.