Numa palestra no 17.º Congresso da Água, o ex-presidente da APRH e professor na FEUP, Francisco Taveira Pinto, falou do papel dos oceanos na regulação climática e como os mesmos são ecossistemas frágeis que albergam tanto fauna como flora.
O orador começou por falar dos oceanos como sumidouros de carbono, mencionando que os mesmos absorvem cerca de 31% das emissões de CO2 libertadas para a atmosfera e que uma combinação de processos físico-químicos e biológicos assegura um efeito regulador dos oceanos no clima global.
Posto isto, foram levantados alguns problemas que os ecossistemas marítimos e terrestres/costeiros enfrentam, como o degelo dos glaciares, o aquecimento do oceano e o maior aparecimento de espécies invasoras.
Estas problemáticas estão a levar a outras como a subida do nível médio da água do mar, esta que, segundo alguns cenários apresentados, pode chegar de 50 centímetros a 1,5 metro. Outra questão são os eventos extremos que, segundo alguns dados, poderão atingir muito mais o hemisfério sul do globo do que o norte. Todavia, alerta Francisco Taveira Pinto, não significa que os poucos eventos extremos não tenham um maior grau de severidade.
Desta forma, o palestrante enumerou algumas das potencialidades de usar as energias marinhas renováveis, como a eólica offshore, a biomasa marinha e as correntes oceânicas, que “são abundantes” e que “podem atenuar o impacto das alterações climáticas”. Por exemplo, a Península Ibérica, e em particular Portugal, pode beneficiar destas soluções devido à sua localização.
Por fim, foi feita uma referência à estratégia europeia para as energias renováveis marinhas que prevê 42,5% de aproveitamento destas até 2030, 60 GW de eólica offshore até 2030 e 300 GW até 2050, e 1 GW de capacidade instalada de energias renováveis do oceano até 2030, 40 GW até 2050.
O Congresso da Água acontece de 8 a 11 de abril, no Hotel Vila Galé em Lagos, no Algarve, com a presença de mais de 400 participantes.
Ler mais aqui:
Congresso da Água: “Não é só pela legislação que conseguimos alcançar resultados”