Organizada pela Fundação Oceano Azul, a COOL – Convenção das Organizações para um Oceano Limpo junta, em Lisboa, dezenas de organizações de todo o país, incluindo das ilhas, sob o mote “A caminho da UNOC3”, Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar na cidade de Nice, em França, em junho do próximo ano.
O objetivo é discutir e partilhar informação sobre os principais desafios que o oceano enfrenta, divulgar as atividades programadas para este ano e mobilizar as organizações e entidades nacionais para uma forte participação na conferência internacional. Entre os temas estará a agenda internacional do oceano, a importância da gestão do Alto Mar e as Áreas Marinhas Protegidas.
O encontro constitui também uma oportunidade de divulgação do trabalho e das atividades que as organizações nacionais realizam ao longo de todo o ano, promovendo uma maior interação entre todas. Estas organizações, representativas da sociedade civil, são interlocutores chave para uma governação inclusiva, representativa e para o desenvolvimento sustentável, sendo também essenciais à criação de políticas com impacto positivo no oceano.
Entre os oradores participantes na COOL 24, destaque para Peggy Kalas, Consultora de política internacional para o oceano da Fundação Oceano Azul, Flora McMorrin, Diretora de Campanhas do RISE UP- A blue call to action, Emanuel Gonçalves, Membro do Conselho de Administração da Fundação Oceano Azul e respetivo Coordenador Científico, e Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul. Por meios digitais, participam também Peter Thomson, enviado especial do Secretário-geral das Nações Unidas para os oceanos, e Heather Koldewey, Líder do Programa de Ciências Marinhas, Fundação Bertarelli e Sociedade Zoológica de Londres. No encontro participa também o Presidente da Fundação, José Soares dos Santos.