A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) realiza no próximo dia 28 de novembro, pelas 9h00, na Fundação Oriente em Lisboa, a sua Conferência anual: “Portugal Renewable Summit”. Sob o tema “Da Transição ao Compromisso Energético”, o evento conta com a “participação de importantes especialistas nacionais e internacionais do setor da energia”, refere a APREN em comunicado.
A Conferência será dividida em três grandes painéis, que englobam os mais atuais e relevantes temas relacionados com as energias renováveis. O primeiro, dedicado à cidadania na transição energética, abordará as alterações climáticas, a digitalização e a regulação na adoção de novos modelos de negócios. No segundo painel serão discutidas ferramentas de financiamento e decisões de investimento, com foco na energia solar, PPAs, leilões e projeções de preços de eletricidade para 2030. Por fim, no terceiro painel serão apresentados os principais desafios do setor energético até 2030, como a regulamentação dos mercados, a adaptação das redes ao novo paradigma energético, o licenciamento ou o repowering. Pelo meio, haverá ainda um segmento dedicado à análise do PNEC – Plano Nacional de Energia e Clima.
A abertura e o encerramento do evento estarão a cargo, respetivamente, da secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa e do secretário de Estado da Energia, João Galamba. Paralelamente, terá lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2019 – uma iniciativa que visa divulgar teses académicas relacionadas com a eletricidade de origem renovável.
A APREN prevê cerca de 450 participantes – a maior afluência de sempre a um evento da APREN –, que ouvirão oradores de entidades como a Huawei, ENEL Green Power, Smartenergy, WindEurope, CaixaBank e Comissão Europeia.
O programa pode ser consultado aqui.