Concluídos trabalhos nas ETAR da Águas Públicas do Alentejo
A Águas Públicas do Alentejo deu por terminadas duas prestações de serviços de melhoria do tratamento de águas residuais em diferentes ETAR da região, que consistiram na remoção de lamas e na aquisição de serviços de drenagem.
O primeiro trabalho, “Remoção de Lamas de Lagoas das ETAR de Almograve, Campo Redondo, Mina de São Domingos e Rio de Moinhos”, decorreu faseadamente e com dois métodos distintos.
“Através de giratória, foram removidos 1.181 m3 de lamas das lagoas, que foram encaminhadas para compostagem após secagem solar”, refere a empresa BioSmart, à qual foi adjudicado o serviço.
Através da utilização de uma unidade móvel de desidratação, foram ainda extraídos 3.662 m3 de lama do fundo das lagoas, resultando em 520 m3 de lamas desidratadas que foram posteriormente contentorizadas e encaminhadas também para compostagem.
O segundo contrato, também adjudicado à BioSmart, designa-se “Aquisição de Serviços de Execução de um Dreno e Impermeabilização da Lagoa Facultativa da ETAR de São Pedro da Gafanhoeira”.
Os trabalhos efetuados neste contrato “incluíram serviços de gestão de resíduos, como a remoção das lamas e das telas de impermeabilização existentes, trabalhos especializados de beneficiação da lagoa, como a execução de um dreno e nova impermeabilização da lagoa através da aplicação de argila, de geotêxtil e de uma nova geomembrana em PEAD”, refere a empresa contratada, num comunicado enviado à imprensa.
Os resíduos foram entretanto encaminhados para a Unidade da BioSmart em Beja.