Foi inaugurada esta sexta-feira, 29 de julho, a reabilitação de três dos cinco Subsistemas de Abastecimento de Água (SAA) do Município de Arganil: Vila Cova de Alva, Alqueve e Pomares, numa sessão realizada hoje e presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.
A remodelação dos subsistemas de abastecimento de Vila Cova de Alva, Alqueve e Pomares permite “melhorar a qualidade de água fornecida, aumentar a capacidade de fornecimento e tornar os subsistemas mais resilientes contra falhas de energia, avarias de equipamentos e eventos meteorológicos graves”, representando um “investimento de cerca de 3,4 milhões de euros” da AdCL – Águas do Centro Litoral.
A cerimónia decorreu na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alagoa e contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Alexandre Oliveira Tavares, bem como de João Neves, administrador Executivo do Grupo Águas de Portugal. A sessão incluiu uma apresentação técnica dos três SAA intervencionados e culminou com o descerramento da placa alusiva à inauguração, momento que teve lugar na ETA de Mosteiro de Folques.
Em conformidade com o contrato de concessão, os três SAA serão integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal. A rede de abastecimento de água gerida pela AdCL no concelho de Arganil inclui, ainda, as infraestruturas de Alagoa e Feijoal, que compõem o conjunto de cinco subsistemas integrados naquele território.
De acordo com a AdCL, futuramente, o investimento vai traduzir-se num “aumento da população servida pela rede de abastecimento” da empresa em Arganil, nomeadamente a população da Freguesia de Folques – “aumento de 234 habitantes abastecidos” – e a população da Freguesia de Vila Cova de Alva – “aumento de 506 habitantes” – que deixarão de ser servidas pelas captações municipais como acontece atualmente e passarão a ser abastecidas pela ETA de Mosteiro de Folques.
As três ETA enquadradas nos SAA de Arganil abastecem cerca de 4. 025 habitantes, representando 1.855 m3/ dia de volume fornecido. Já os dois SAA de Alagoa e Feijoal, entretanto fundidos, abastecem 10.251 habitantes.