Consciente de que para reduzir a pegada de carbono global de um automóvel, a eletrificação por si só não será suficiente, a Volvo desafia agora os concessionários da rede nacional a serem energeticamente autossuficientes até 2025, usando 100% de energia renovável nas suas operações. Esta recomendação tem por base a importante meta da marca para redução das emissões de CO2 em 50%, já em 2025, no mercado nacional.
Em causa está um amplo programa de incentivos, formação e informação por parte da marca junto da sua rede de 29 concessionários em Portugal que serão incentivados a utilizar eletricidade limpa nos seus edifícios, carregar os seus veículos com fontes renováveis e reduzir o consumo elétrico e de recursos proveniente das suas operações.
Dois dos principais grupos de concessionários Volvo – a Litocar e a Triauto – são já exemplo desta transição tendo ambos investido em diferentes medidas que visam reduzir o seu consumo energético e, assim, alcançar as metas propostas pela marca. Até o final de 2023, a Litocar reduziu já dois terços da sua pegada ambiental, o equivalente a cerca de 278 toneladas de CO2, e passou a ser autossuficiente em energia, graças a um investimento global de mais de dois milhões de euros. Em causa estão a instalação de 19 centrais fotovoltaicas com mais de quatro mil painéis solares em todos os pontos de venda Litocar, uma nova política de gestão de resíduos, a alteração de frota interna para viaturas elétricas, a captação própria de água utilizada de forma circular para rega e lavagem de automóveis, a alteração para instalações Full LED e a otimização de consumos e processos internos. Até meados de 2024, a Litocar investirá mais um milhão de euros para ter o seu plano de sustentabilidade concluído e alcançar a neutralidade carbónica.
Igualmente comprometida em reduzir sua pegada ambiental, a Triauto já investiu mais de 200 mil euros na reforma energética de seus concessionários, resultando numa economia de energia superior a 50%. Isso foi possível graças à instalação de cerca de 300 painéis fotovoltaicos nos concessionários de Viana e Vila do Conde, à mudança da frota de direção para veículos 100% elétricos, que carregam em sistema de autoconsumo, à introdução de coberturas das instalações que permitem luz natural, e à adoção de lâmpadas LED de baixo consumo, entre outras medidas de otimização de recursos e processos internos.