Comunidade de Energia instalada no Vitória Sport Clube vai permitir reduzir fatura energética em até 30%
O Estádio D. Afonso Henriques e a Academia Desportiva do VSC, em Guimarães, são mais verdes, através da implementação de duas centrais de energia fotovoltaica (Comunidade de Energia), que nasce da parceria entre a Sustainable Energy Systems (SES) e o Vitória Sport Clube.
Este projeto nasce da necessidade de dar resposta às metas estabelecidas pela União Europeia, que que visam a redução de 55% dos gases de efeito estuda até 2030 e a neutralidade carbónica em 2050: “Pretendemos contribuir para o uso de energias provenientes de fontes “amigas do ambiente”, que em simultâneo reduzem e estabilizam os custos da energia”, afirma Paulo Silva, cofundador da SES.
Com uma potência de 1MW, a Comunidade de Energia consiste na “instalação de 1.900 painéis solares e assegurará 45% da autonomia energética do estádio”, sendo ainda uma “fonte de energia para dezenas de famílias, que verão uma redução, na sua fatura de energia, de até 30%”, refere o responsável, destacando que o projeto vai “evitar a emissão de 654 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à plantação de cerca de 4.575 árvores”.
Reconhecendo que a produção de energia descentralizada é essencial para combater a pobreza energética que afeta ainda milhares de famílias e para