Comunidade da Goparity investiu mais de 32 milhões de euros para financiar 335 projetos alinhados com os ODS até 2023
Com a missão de democratizar o acesso ao financiamento sustentável, a Goparity publica o seu primeiro Relatório de Impacto, com os resultados desde a sua criação em 2017 e até ao final de 2023. Ao longo dos seus primeiros sete anos de atividade, a plataforma financiou 335 projetos de impacto – alinhados com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – em três continentes, com mais de 15. mil pessoas e empresas a investir 32 milhões de euros.
Os mais de 300 projetos, localizados em 18 países espalhados pela Europa, África e América, impactaram positivamente a vida de 89 mil pessoas e criaram mais de 4.700 postos de trabalho. Até hoje, os projetos evitaram a emissão de mais de 25 mil toneladas de CO2 para a atmosfera todos os anos, geraram acima de 21.000 Mwh de energia limpa por ano e contribuíram para a gestão sustentável de 1.500 hectares de terra e água.
A comunidade da Goparity já garantiu acesso a financiamento a 142 organizações com e sem fins lucrativos, para estas desenvolverem projetos nas áreas da energia sustentável, transição sustentável, água e economia azul, utilização sustentável dos solos e da terra e economia social.
Nuno Brito, CEO da Goparity, afirma que “estamos muito satisfeitos com as cerca de 150 organizações em que a nossa comunidade já investiu. O nosso relatório demonstra que 88% da nossa comunidade de investidores, que tem crescido ano após ano, reconhece o papel da Goparity na sua literacia financeira, destacando a possibilidade de utilização de instrumentos financeiros éticos e sustentáveis. Estes primeiros anos são prova viva que a nossa missão de democratizar o acesso ao financiamento sustentável e de impacto está no caminho certo”.