Um mundo onde todos, empresas e consumidores, dão as mãos à sustentabilidade global. Este é o objetivo do “Compromisso Zero Desperdício”, um projeto, lançado pela Zero Desperdício e, que conta com o apoio da Secretaria Geral do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.
Com esta iniciativa pretende-se unir as empresas no combate ao desperdício global e, ao mesmo tempo, que façam parte do movimento em prol de uma economia circular, mais inclusiva e colaborativa com os valores da sustentabilidade em todas as suas vertentes: ambiental, económica e social.
Reconhecer as empresas pelas boas práticas
O Compromisso Zero Desperdício é ainda um reconhecimento de utilização de medidas que assentam na sustentabilidade e ajuda as empresas a adotar boas práticas na sua ação, promovendo iniciativas no terreno que alavanquem a transição para a sustentabilidade. Este é também um reconhecimento que visa premiar as organizações em três categorias: “Boas Práticas de Sustentabilidade, Alimentar e Têxtil”. A primeira categoria é transversal e pode ser aplicada a qualquer setor de atividade, já as últimas destinam-se a empresas da indústria alimentar e têxtil, respetivamente.
Sob o mote “Este é o zero que nos une”, esta é uma campanha de awareness que visa chamar a atenção das empresas portuguesas para um problema global: “o desperdício em todas as suas formas”. A campanha foi lançada no passado dia 6 de dezembro nas redes sociais e, através da landing page do projeto, as empresas podem preencher um formulário com a sua manifestação de interesse para adquirir o Compromisso Zero Desperdício.
Ao abraçarem este compromisso, as empresas demonstram dar mais um passo em relação ao cumprimentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), alinhando as suas práticas com os critérios ESGs (Environmental, Social and Corporate Governance) e em conformidade com a Diretiva sobre o Reporte de Sustentabilidade Corporativo que propõe às empresas mais transparência sobre as suas políticas económicas, sociais e ambientais.